26 de fev de 2010

Qi Baishi

Qual artista arrecada mais em leilões depois de Picasso e Andy Warhol? Monet? Van Gogh? Não. O número três nesse ranking é o chinês Qi Baishi (1863-1957). No ano passado, suas obras leiloadas renderam U$70 milhões. Os quadros de Picasso e Warhol venderam juntos 220 milhões. O El País conta essa história em detalhes.

As obras de Qi Baishi ("pedra branca) retratavam principalmente flores, pássaros, peixes e insetos, estes últimos, tão presentes na cultura gastronômica dos chineses. Abaixo, algumas obras de Baishi. Outras mais aqui.


25 de fev de 2010

Pega na mentira

No ar desde 14 de fevereiro no Reino Unido, uma campanha da Citroën para divulgar um novo modelo de carro utiliza imagens de Lennon e Marilyn Monroe dubladas por atores cujas falas fazem afirmações que jamais saberemos se o músico e atriz realmente fizeram.

Segundo o diretor de marketing da montadora, os dois foram escolhidos por seu status atemporal, o que coincide com a proposta da campanha de mostrar como a onda retro está ultrapassada. Só faltou ele explicar uma coisa: a intenção era fazer o consumidor acreditar que Lennon e Marilyn disseram tudo aquilo ou mentir descaradamente?



24 de fev de 2010

Vídeos insanos

Quem gosta do Terça Insana, além de poder conferir o trabalho do grupo nos palcos, pode acompanhar seus espetáculos no canal oficial do YouTube, sempre com trechos generosos de algumas apresentações. Tem muita coisa também postada pelos fãs, espalhada pelo site.



Boa oportunidade de fazer aquecimento para a próxima apresentação do grupo na cidade. Do dia 12 ao dia 14 de março, eles apresentam no Palácio das Artes seu mais recente espetáculo, "A Curiosa Teatroteca da Tersa Insana", que tem como temática central a sabedoria da maturidade.

23 de fev de 2010

U$1 milhão pra quê?

Não tem mais de U$1 milhão para bater o lance do comprador que arrematou, ontem, em um leilão, um exemplar da primeira revista em que o Super-Homem aparece? Seus problemas acabaram! Neste link, você lê a edição na íntegra, lançada em 1938, com direito a páginas amareladas e desgastadas pelo tempo.

22 de fev de 2010

E o Oscar de melhor curta-metragem de animação vai para...

A categoria de melhor curta-metragem de animação do Oscar não é lá das mais faladas. Normal. Numa premiação devotada a celebrar as grandes produções da indústria cinematográfica, uma categoria que normalmente não traz produções atreladas aos grandes da indústria não atrai para si o mesmo bafafá midiático que os indicados a melhor filme, diretor, atriz e ator atraem (com produções, por vezes, coincidentes).

Sorte nossa que o grau de atenção dispensado à categoria é inversamente proporcional à qualidade dos indicados.

Dos cinco escolhidos este ano para disputar o prêmio, o que mais gostei foi "La Dama y la Muerte", do espanhol Javier Recio Gracia. Todas as animações, entretanto, proporcionam ótimos minutos de distração e reflexão, cada uma à sua maneira.



Aproveite que todos os outros indicados estão dando sopa na internet e divirta-se assistindo-os:

A Matter of Loaf and Death - Nick Park
French Roast - Fabrice Jouberts
Granny O'Grimm's Sleeping Beauty - Nicky Phelan
Logorama - François Alaux, Hervé de Crécy et Ludovic Houplain

19 de fev de 2010

Monta tudo

Não é novidade que com Lego pode-se recriar o mundo com tijolinhos de plástico, mas às vezes surpreende o que as pessoas conseguem montar com o brinquedo. Quem diria que até uma cerimônia de mumificação no Egito Antigo poderia ser retratada com pecinhas de Lego?


Não para por aí. O Flickr tem uma galeria com mais umas dezenas de imagens que recriam o Egito dos faraós através do Lego.



Outras centenas de usos do Lego podem ser vistas nesta galeria.

18 de fev de 2010

Orkestra Rumpilezz

Orkestra Rumpilezz é o projeto paralelo de Letieres Leite, saxofonista, percussionista e arranjador de Ivete Sangalo. Formado por 19 músicos (cinco percussionistas e 14 instrumentistas de sopro), o grupo faz música instrumental inspirada no universo percussivo baiano, do candomblé ao Olodum. Na ativa desde 2006, os músicos preparam o primeiro disco para este ano. Enquanto não tem material novo nem apresentação ao vivo, dá para acompanhar a Orkestra no MySpace.

17 de fev de 2010

Deu pop na passarela do samba


A Unidos da Tijuca venceu a disputa entre as escolas de samba do Rio com o enredo "É segredo!", que abordou alguns dos maiores mistérios da história da humanidade.

Excetuando-se episódios da história antiga, como o cavalo de Tróia, o incêndio da biblioteca de Alexandria e os jardins suspensos da Babilônia, os outros "segredos" abordados pela escola no desfile são do domínio da cultura pop erguida no pouco distante século XX: a identidade dos super-heróis, a máfia italiana glamourizada por Hollywood, a morte/eternidade de Michael Jackson. Sinal de que "o maior espetáculo da Terra", apesar de todo o peso da tradição que carrega nas costas, não corre o risco de virar peça de museu porque tem plasticidade suficiente para se comunicar com o idioma do presente.

Não por acaso, o público aprovou de imediato o trabalho da escola, que, já no domingo, saiu da Sapucaí sob o coro de "é campeã".

16 de fev de 2010

Animação à brasileira

Existe desenho animado brasileiro? 17 respostas diferentes para esta pergunta estão no site da TV Cultura. São animações feitas por produtoras brasileiras, exibidas pela emissora e selecionadas para o projeto Anima TV, que pretende fomentar a produção da animação nacional. Dois projetos serão selecionados por uma comissão julgadora para a produção de mais 12 episódios e um deles receberá o Troféu Internauta, pela escolha do público. Assista, vote e se divirta.




15 de fev de 2010

Como funciona?



Baterias de escolas de samba não são engomadinhas e contidas como as orquestras. Porém, a quantidade de integrantes, sua disposição no espaço conforme o tipo de instrumento e o comando de uma pessoa por meio de gestos permitem que se faça uma aproximação entre esses dois tipos de organização musical que, numa análise imediata, parecem ser tão díspares. A matéria abaixo, do Estadão, feita em carnavais passados, mostra um pouco isso, ao esmiuçar o funcionamento de uma bateria. Vale a pena ler.

Conheça como funciona a Bateria de uma Escola de Samba

12 de fev de 2010

Papeles Perdidos


Papeles Perdidos é o recém-criado blog do Babelia, suplemento cultural do jornal espanhol El País. A intenção é oferecer diariamente novidade sobre a cultura, seja em que área for. Para colocar nos favoritos.

Vá lá: blogs.elpais.com/papeles-perdidos

11 de fev de 2010

Ao pé da letra

Já experimentou digitar "literal video version" na caixa de busca do You Tube? O site retorna uma série de paródias que trocam a letra original de uma determinada música por versos que expressam o que se passa nas imagens do clipe da música em questão. Rende boas risadas.



Veja mais paródias aqui.

10 de fev de 2010

O jogo de Dante



A "Divina Comédia", poema épico escrito por Dante Alighieri no século XIV, virou game. Pelo menos parte dele. A adaptação eletrônica do clássico, batizada de "Dante's Inferno", se passa toda no inferno, ao contrário da saga do Dante das páginas do livro, que passa pelo inferno e purgatório até chegar ao paraíso.

Outra diferença é que, enquanto no livro o personagem realiza uma viagem espiritual em busca de salvação, conduzido nas duas primeiras etapas pelo espírito de Virgílio, poeta da Antiguidade, e na última delas por Beatriz, sua paixão, no jogo o herói vai ao inferno para resgatar a mesma Beatriz.

O jogo é compatível com PSP, X360 e PS3.

Quem não se interessa por games, mas gosta do livro, deve fazer uma visitinha ao site do jogo mesmo assim. Nele, há uma amostra de como foram retratados cada um dos nove círculos que compõem o inferno (o limbo mais outros oito que comportam, cada um, um tipo de pecador: luxurioso, guloso, avarento, soberbo, herege, violento e traidor). O que foi esboçado na imaginação durante a leitura do livro ganha contornos mais nítidos, sons e movimentos no cenário do jogo.

Ah, claro! Quem ainda não leu o livro, pode começar agora. Faça o download aqui.

9 de fev de 2010

Interativo

O Placebo lançou o que talvez seja o primeiro clipe interativo da história da música (me corrijam se eu estiver errada). O vídeo de "The never ending why" permite que o espectador controle o movimento das animações por meio do cursor do mouse. Para brincar, é só clicar aqui. Abaixo, a versão "tradicional" do clipe.

PLACEBO - The Never-Ending Why from PlaceboWorld on Vimeo.

8 de fev de 2010

Se as letras falassem

Ziraldo está produzindo um novo livro chamado "Se as letras falassem". A proposta é fazer mil cartuns cujos personagens sejam letras e números e cujas piadas explorem, digamos, os "atributos gráficos" de ambos. O cartunista está produzindo o livro em parceria com os leitores de seu blog, que podem mandar sugestões de cartuns para o e-mail estudioziraldo@gmail.com. Pouco mais de uma centena dos mil cartuns prometidos já estão prontos e podem ser vistos no blog de Ziraldo.


5 de fev de 2010

Fania


Em 1964 um dominicano e um italiano fundaram em Nova York o selo de música latina Fania. Décadas depois, o acervo foi parar na internet, disponibilizado para todo o mundo. Na página do Fania, é possível ouvir o catálogo do selo em streaming, podcasts, playlists temáticas e conhecer a biografia dos artistas pertencentes ao selo.

Vá lá: www.fania.com.

4 de fev de 2010

Who's Banksy?




Banksy é o artista de rua responsável pelos trabalhos acima e por tantos outros espalhados pelo mundo. É também o autor de algumas "estripulias": certa vez, colocou clandestinamente obras suas no Louvre; em outra ocasião, colocou a réplica de um prisioneiro de Guantánamo na Disney.

Tão instigante quanto o seu trabalho é a sua identidade: ninguém sabe seu nome verdadeiro, sua idade e nem nunca viu seu rosto. Para diminuir - ou aumentar - esse mistério, deve chegar aos cinemas o documentário "Exit trough the gift shop", sobre e dirigido pelo próprio Banksy. O filme já foi exibido no Festival de Sundance e agora segue para o Festival de Berlim. Agora é esperar chegar por aqui.

3 de fev de 2010

A obra de arte mais cara do mundo

Os recordes não ocorrem só no universo dos fatos bizarros. O mundo da arte também tem os seus. Hoje, por exemplo, foi quebrado o recorde de valor de venda de uma obra de arte em um leilão. A escultura "L'homme qui marche I", do artista suíço Alberto Giacometti foi arrematada hoje em um leilão da Sotheby's por U$104,3 milhões de dólares.


Por 200 mil dólares, a venda superou o recorde anterior, que era de "Garçon à La Pipe", de Picasso, vendida em 2004 por U$104,1 milhões.

2 de fev de 2010

2 de fevereiro: Chico Science

"Modernizar o passado é uma evolução musical"

Este é o primeiro verso de "Monólogo ao pé do ouvido", primeira faixa do primeiro disco de Chico Science e Nação Zumbi, "Da Lama ao Caos". Não poderia ter sido mais incisiva a apresentação da banda ao mundo da música. O que se seguiu a partir dali foi um marco no curso da história da música brasileira, assim como também o foram a bossa nova e a tropicália.

Não é preciso gancho algum para lembrar o que o manguebeat fez pela música, mas o dia da morte de Chico, ocorrida num dois de fevereiro de 1997 em razão de um acidente de carro, é um momento oportuno para chamar a atenção de quem ainda não conhece a dimensão do que aconteceu em Recife no início da década de 90.

Uma dica é o livro "A Rapsódia Afrociberdélica", do escritor e dramaturgo recifense Moisés Neto, que analisa o manguebeat a partir de conceitos como identidade, diversidade cultural e globalização. Ele está disponível na íntegra para download.

Outra dica, obviamente, é ouvir a música de Chico e de seus parceiros de manguebeat. Comece já.

1 de fev de 2010

e-Boca Livre

Uma dica para quem se interessa por gastronomia: o blog e-Boca Livre, do sociólogo Carlos Alberto Dória. Com sua bagagem acadêmica, o autor do blog sai da obviedade do que se lê sobre gastronomia por aí. Chefs, cardápios, restaurantes e novidades gastronômicas são só o ponto de partida para se discutir como hábitos alimentares se fundem com a cultura e a história.

Vá lá: ebocalivre.blogspot.com.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails