30 de jan de 2010

30 de janeiro: Dia do Quadrinho Nacional

No dia em que se celebra o quadrinho nacional, segue lista de links para a página de quadrinistas/cartunistas brasileiros, nas quais é possível acompanhar a produção dos artistas.









29 de jan de 2010

Festival de Verão da UFMG


Avessos ao caranval que vão ficar em BH nos quatro dias de folia já podem se programar para não ficar de bobeira em casa. Começam na próxima segunda (1º) as inscrições para as oficinas do 4º Festival de Verão da UFMG, que ocorre durante o carnaval. São 21 oficinas, que abrangem todas as áreas do conhecimento - do desing de games à ecologia urbana, passando pelo cinema de Bergman e Antonioni. A taxa de inscrição é de R$20.


A programação inclui ainda mostras de cinema e shows, alguns gratuitos, outros com ingressos a R$10.


Mais informações no site http://www.ufmg.br/festivaldeverao/.

28 de jan de 2010

Chique

Essa não é tão nova assim, mas pode ter passado despercebido por alguém: a atriz Marion Cotillard gravou música inédita do Franz Ferdinand. "The eyes of mars", nome da parceria, é trilha da nova campanha da Dior. A música demora um pouco para alcançar a pegada do Franz, mas chega lá.

27 de jan de 2010

Ilustre!


Ilustre! é uma revista de arte e design produzida pelo curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás. A cada número, a publicação faz uma seleção de imagens criadas por ilustradores, fotógrafos e designers. Quem tiver talento para a coisa, pode submeter trabalhos para ilustre@ilustremagazine.com. Quem não tiver, pode simplesmente admirar as imagens escolhidas pela revista, cujas edições estão disponíveis na íntegra para download.


Vá lá: www.ilustremagazine.com.

26 de jan de 2010

Africori


Africori
é um catálogo digital de música africana. São milhares de músicas disponíveis em streaming, que podem ser pesquisadas conforme o país, gênero musical (de ritmos locais a estilos mundializados), estilo vocal dentre outros critérios. A ideia do Africori é difundir a música do continente para o mundo e facilitar as relações entre músicos locais e produtores.

Boa viagem sonora!
http://africori.com

25 de jan de 2010

O passado em 3D

Reza a lenda que, durante a primeira exibição pública de um filme, "Chegada do Trem à Estação", dos irmãos Lumière, em 1895, as pessoas correram da tela com medo de serem atropeladas pelo trem que aparecia no filme. Sem nunca terem visto imagens em movimento, elas se assustaram com a imagem da locomotiva se movendo em sua direção.

Se o ritmo de reedições de filmes para o formato 3D continuar como está ("Toy Story 1 e 2" voltam este ano ao cinema em três dimensões e há rumores de que pode ocorrer o mesmo com "Gremilins", dos anos 80), daqui a pouco seremos nós, no século XXI, que estaremos correndo do trem. Talvez nem um dos primeiros filmes da história escape da febre do 3D.

22 de jan de 2010

Coachella ou CoAXÉlla?

Em abril, o deserto de Indio, na Califórnia, sedia o Coachella, festival de música que reúne, em média, quarenta atrações em cada um dos seus três dias de shows. Há nomes do rock, da eletrônica e do rap e, neste ano, uma atração brasileira: a cantora Céu.

Mas, e se o festival fosse no Brasil? Quais bandas seriam escaladas? Alguém com criatividade e senso de humor resolveu responder a essa pergunta e montou a programação do CoAXÉlla, versão brasilis do festival norte-americano.

A julgar pela programação de cada um deles (abaixo), em qual dos dois você iria?


21 de jan de 2010

Estúdio em casa

No melhor estilo do it yourself, o músico China resolveu colocar em prática uma ideia: criar um programa de TV no qual uma banda convidada produz uma música inédita em um estúdio caseiro. De quebra, a banda ainda bate um papo, um especialista dá dicas de como montar um estúdio em casa, um música apresenta sua parafernália caseira e um DJ cria uma música a partir do material dos convidados do programa.

O único detalhe é que até agora nenhuma emissora de TV aceitou produzir o Estúdio em Casa, nome do projeto. Graças à internet, porém, não será preciso esperar a ficha de algum canal cair. Trechos dos dois programas piloto gravados até o momento (com Daniel Belleza e Mombojó) estão no site do projeto, junto com outros extras - blog, downloads.

Vá lá: www.estudioemcasa.com.br

Alô, TVs????

estúdio em casa #2 .teaser mombojó from estúdio em casa on Vimeo.

20 de jan de 2010

20 de janeiro: Fellini

Em 31 de outubro fiz um post lembrando a morte de Fellini. Desculpem-me a insistência, mas minha admiração pelo diretor me obriga a fazer outro post-efeméride sobre ele, desta vez lembrando seu aniversário, que seria hoje - se estivesse vivo, Fellini estaria completando 90 anos.

Para comemorar, sugiro, obviamente, a filmografia do diretor, mas também o documentário abaixo, que revisa algumas de suas principais obras, comentadas por gente que participou da produção dos filmes e pelo próprio Fellini.

19 de jan de 2010

19 de janeiro: Nara e Elis

19 de janeiro de 1942: nasce Nara Leão. 19 de janeiro de 1982: morre Elis Regina. Coincidência, certamente. Mas não é a única. O destino cuidou de aprontar outras: a transformação de ambas em referência para a música e para cantoras brasileiras, o casamento com Ronaldo Bôscoli e uma relação tensa sob os holofotes. Em 1967, a extinta revista Manchete registrou esta última coincidência:
“Nara Leão e Elis Regina são inimigas irreconciliáveis, como têm insinuado os jornais? A verdade pode ser apurada há alguns dias, no estúdio de Manchete, onde as duas cantoras deveriam posar para algumas fotografias, ao lado de Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil. Por ironia, os dois compositores não puderam comparecer. Elis e Nara ficaram frente a frente, diante da câmera e da expectativa do fotógrafo. A primeira, gauchinha, ficou séria e calada. A segunda, mais carioca do que capixaba, risonha e tranqüila, abriu o jogo: Como é? Estão dizendo por aí que não podemos posar juntas. Podemos ou não? Elis Regina não respondeu, mas concordou em permanecer no estúdio. Entretanto, à medida que o fotógrafo solicitava poses e os ‘flashes’ explodiam, Elis começou a ficar nervosa. De repente, irritada, abandonou tudo. Ao fotógrafo que tentava contornar a situação, ela desabafou com uma explicação sumária: Vou embora porque não gosto de Nara”.
Mais sobre a história em comum das duas cantoras está no texto sabiamente intitulado "Os caminhos cruzados de Elis Regina e Nara Leão", que vale a leitura.


Abaixo, Nara e Elis, cada uma no seu canto, fazendo o dever de casa.

18 de jan de 2010

Bahia de todas as culturas

A revista Bravo! lança este mês uma edição especial sobre a cultura contemporânea baiana. Do carnaval às artes plásticas, do cinema à literatura, os textos tentam mostrar o que a nova geração da terra de Jorge Amado e do axé está produzindo a partir da combinação de séculos de tradição, novas tecnologias e criatividade. Nas bancas e também na internet, na íntegra (oba!).

15 de jan de 2010

Onde Vivem os Monstros



Quem, assim como eu, está encantado com "Onde Vivem os Monstros" antes mesmo da estreia (é hoje!), pode se aquecer com a trilha sonora do filme, que está disponível no site do longa. As composições são de Carter Burwell, compositor especialista em trilhas sonoras, e Karen O, vocalista do Yeah Yeah Yeahs, o que é um bom sinal.

O site tem outros aperitivos para o público, como downloads de papéis de parede, imagens e aplicativos para Iphone.

+Onde Vivem os Monstros
O site Terrible Yellow Eyes reúne imagens feitas por várias artistas inspiradas nas ilustrações do livro homônimo que deu origem ao filme. A propósito, a obra do norte-americano Maurice Sendak, lançada em 1963, ganhou recentemente edição nacional.

13 de jan de 2010

100 vezes Mona Lisa

Quem estiver de bobeira aqui em BH nestas férias pode dar uma passadinha no Palácio das Artes para ver a exposição Cem Mona Lisas com Mona Lisa. A mostra apresenta 100 releituras do quadro de Da Vinci, cada uma delas feita por um artista plástico mineiro.

A exposição fica em cartaz até o dia 21 de fevereiro e tem entrada gratuita. Mais informações aqui.

12 de jan de 2010

11 de jan de 2010

Toca Pernambuco


Querendo variar um pouco os riffs e solos de guitarra do Guitar Hero? Que tal, então, tentar acertar notas musicais em ritmo de frevo, forró e mangue beat?

O Toca Pernambuco, game inspirado no Guitar Hero, traz essa possibilidade. O jogo foi idealizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e lançado durante a Feira Música Brasil, em dezembro. Quem não esteve por lá pode se divertir pela internet.

+Pernambuco
Além do jogo, a Fundarpe mantém o portal Pernambuco - Nação Cultural, dedicado à divulgação da cultura pernambucana por meio dos mais diferentes registros - texto, aúdio, vídeo e imagem.

No meio de muito material bom, uma das coisas mais legais é a coletânea Music From Pernambuco, que reúne novos artistas da cena local e alguns nomes já conhecidos. É só baixar ou ouvir em streaming.

8 de jan de 2010

Em 2010...

...os Beatles vão continuar sendo assunto e gerando novos produtos. O lançamento, no ano passado, de toda a discografia da banda remasterizada e do game The Bealtes Rock Band foi só mais um capítulo da história que nos faz sempre lembrar que o quarteto de Liverpool tem relevância musical e rentabilidade comercial inesgotáveis. Vejamos o que o capítulo deste ano prevê:

1)Três músicas da carreira solo de Paul começam o ano disponíveis para os jogadores de Rock Band e de Lego Rock Band
2)A Disney vai fazer um remake em 3D de Yellow Submarine
3)Nowhere Boy, filme sobre a adolescência de John, pode chegar aos cinemas brasileiros
4)Brian Epstein, empresário dos Beatles, ganhará uma cinebiografia
5)O disco novo de Ringo, "Y Not", que será lançado no próximo dia 12, tem duas faixas em parceria com Paul

7 de jan de 2010

Em 2010...

... efemérides com datas redondas vão servir de pretexto para muitas homenagens e comemorações. Algumas das datas candidatas ao momento "túnel do tempo" de 2010:

1)30 anos da morte de John Lennon (foi em 08/12/1980)
Algum evento/lançamento que eu ainda não saiba?

2)100 anos do nascimento de Adoniran Barbosa (nasceu em 06/08/1910)
Faço a mesma pergunta do item anterior.

3)100 anos do nascimento de Aurélio Buarque de Holanda (nasceu em 03/05/1910)
O "Ano Aurélio Buarque de Holanda" já foi lançado.

4)75 anos do nascimento de Elvis Presley (nasceu em 08/01/1935)
Anote aí a série de eventos previstos, por enquanto: festa em Graceland com direito a bolo (!?), exposição com objetos do cantor na mesma Graceland e no Newseum, em Washington e um espetáculo do Cirque du Soleil inteiramente dedicado ao rei do rock.

5)100 anos do nascimento de Noel Rosa (nasceu em 11/12/1910)
Para começar o ano de recordações, a Vila Isabel apresenta na avenida samba-enredo que homenageia o poeta da Vila.



Amanhã: eles, os Beatles.

6 de jan de 2010

Em 2010...

... os anos 90 podem virar os novos anos 80. Com o desgaste natural do revival da tal "década perdida", provavelmente a década seguinte vai se tornar a queridinha dos nostálgicos da vez (leia-se: gente que viveu a maior parte da infância nos anos 90, como eu). Os primeiros sinais da nova onda de saudosismo:

1)O lançamento do Almanaque Anos 90, ainda em 2008
2)A moda grunge ressurgiu das cinzas direto para as passarelas
3)Bandas que tiveram seu auge e se separaram ainda nos anos 90 (como Faith no More e Alice in Chains) retornaram aos palcos recentemente
4)Pessoas comuns começam a postar vídeos no YouTube e a criar sites e blogs que relembram os clássicos da década

Quais serão os próximos sinais? Aguardemos o desenrolar de 2010.



Amanhã: as efemérides que vão render muitas comemorações.

5 de jan de 2010

Em 2010...

... o cinema nacional vai mostrar claramente qual deve ser a temática dos nossos filmes policiais. Assim como os norte-americanos se especializaram em fazer filmes sobre ataques terroristas e atentados contra o presidente - medos reais do país -, alguns dos filmes brasileiros que devem estrear este ano vão retratar nossos problemas de segurança pública.

"Federal" (direção de Eryk de Castro, estreia prevista para 5 de março) mostra a polícia de Brasília atrás de um perigoso traficante. "Sequestro Relâmpago" (direção de Roberto Santucci, ainda sem data de estreia) tem como personagem uma mãe de família que se torna vítima da própria segurança ao ter seu carro blindado transformado em cativeiro quando é sequestrada. "400 contra 1" (direção de Caco Souza, estreia prevista para 7 de maio) revela as origens do Comando Vermelho.

"Segurança nacional" (direção de Roberto Carminati, estreia prevista para 7 de maio) narra a tentativa de um grupo de traficantes de derrubar o governo brasileiro. Finalmente, "Tropa de Elite 2" (direção de José Padilha, estreia prevista para 13 de agosto) traz de volta o polêmico Capitão Nascimento, desta vez à frente da Secretaria de Segurança do Rio.

Para todos os cinéfilos
Ainda dentro da produção nacional, mas sob outras temáticas, 2010 será o ano em que chegam aos cinemas "O Bem Amado", refilmagem da novela baseada na obra de Dias Gomes, "VIPs", que conta a história do farsante que, dentre outros golpes, disse ser o filho do dono da Gol, e "Viajo porque preciso, volto porque te amo", filme sobre o sertão sob o ponto de vista de um viajante.

A ala cinema + música vai ser representada por "A todo volume", filme no qual Jimmy Page, The Edge e Jack White falam sobre sua relação com a guitarra e "Raul – O início, o fim e o meio", sobre Raul Seixas.

Entre os documentários, "Caro Francis", sobre o jornalista Paulo Francis, e "Deux de la vague", sobre a amizade entre Godard e Truffaut.

"Tron Legacy", continuação de Tron, dos anos 80, e "The Social Network", sobre a história do Facebook, vão fazer a alegria dos nerds.

Na linha "infantil que todo adulto quer ver" estão "Onde vivem os monstros", "Shrek para sempre" e a reapresentação de Toy Story 1 e 2 em 3D, mais o inédito Toy Story 3, também em 3D.

Por último, mas não menos importante, 2010 ainda vai nos presentear com "Nine", musical baseado em 8 e 1/2, de Fellini, "Invictus", sobre os primeiros anos de Nelson Mandela na presidência da África do Sul, "Creation", sobre Darwin, "Alice no País das Maravilhas", a continuação de "Sex and the City" e "I love you Phillip Morris", com Rodrigo Santoro.



Amanhã: um novo revival à vista.

4 de jan de 2010

Em 2010...

... o Brasil vai continuar recebendo shows internacionais. Franz Ferdinand, Coldplay, Cranberries, Beyoncé, Akon, Eagle-Eye Cherry, Metallica e Guns 'n' Roses já têm datas marcadas no país para os primeiros meses do ano, confirmando a consolidação do Brasil como ponto de parada das turnês gringas.

Mal acostumados que estamos com essa história toda, queremos muito mais que isso. Queremos mega shows. Um dos nomes almejados para esse quesito é o U2. A banda tem shows marcados entre junho e outubro, ou seja, há muitos meses livres na agenda dos irlandeses. Há rumores de que eles devem vir tocar aqui no fim do ano. Outros dizem que será em abril.

Madonna e Paul McCartney foram cotados pelo governo do Distrito Federal para se apresentarem na festa de 50 anos da capital do país, mas, depois do mensalão do DEM, que envolveu o governador e parte de sua base, fica a dúvida sobre até que ponto essa festa será levada em frente. Resta ainda a esperança de que seja verdade a afirmação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de que Madonna se apresentará no reveillón de Copacabana este ano.

Ah, dizem até que o Brasil vai sediar uma nova edição de Woodstock.

Enquanto não saímos do plano da especulação, quem quiser que se contente com o Guns genérico. Eu prefiro o Franz.



Amanhã: 2010 e o cinema.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails