31 de out de 2009

31 de outubro: Fellini

O cineasta italiano Fellini, cuja morte completa 16 anos hoje (31), quando criança, pensava em ser desenhista. Ao virar gente grande, porém, partiu para o cinema. Mesmo assim, não abandonou os desenhos, dedicando-se a eles de uma maneira bastante peculiar.

Por 25 anos (entre 1960 e 1968 e entre 1973 e 1990), ele desenhou seus sonhos, a pedido de seu psicanalista. Em 2007, as imagens, aproximadamente 400, foram reunidas em dois livros raríssimos, "O Livro dos Sonhos" e "Oniricon", que sabe se lá onde podem ser encontrados.

Mas, para a alegria de todos nós, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, aquela do Oscar, mantém em seu site uma página com muitos desses desenhos. Eles estão lá desde 2008, quando a Academia realizou uma exposição com as imagens, por ocasião dos 15 anos da morte do diretor.

Prepare-se para uma viagem deliciosa à mente de Fellini.





Veja mais desenhos aqui.

31 de outubro: Dia do Saci


Halloween? Que nada! 31 de outubro é o Dia do Saci, instituído por lei, até o momento, em sete cidades - Fortaleza (CE), São José do Rio Preto (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Vitória (ES) - e um estado - São Paulo.

Independentemente da lei, comemoremos o dia desse ser travesso com um manifesto em sua homenagem:

O instinto do Saci. Só Saci. Um Saci contra as histórias do homem que começam no Cabo Canaveral. A fixação do progresso por meio de catálogos e aparelhos de televisão. E os transfusores de sangue. Das veias abertas da América Latina. Antes dos norte-americanos ocuparem o Brasil, o saci já tinha descoberto a felicidade. Definida pela sacizidade de um antropófago, o próprio Saci. A transfiguração da Abóbora em carne seca. Antropofagia. Absorção do inimigo abóbora.

Para saber mais sobre essa figura do nosso folclore, visite a página da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), um verdadeiro inventário on-line sobre o personagem.

30 de out de 2009

Invictus

Já tem trailer "Invictus", novo filme de Clint Eastwood que reconstitui o primeiro ano do governo de Nelson Mandela na África do Sul. O enredo destaca a aliança que Mandela (Morgan Freeman) fez com o capitão da seleção de rugby do país, Francois Pienaar (Matt Damon), com o objetivo de unir a nação no pós-apartheid. Ótimo diretor, ótima história. Não tem como dar errado.



O nome do filme
"Invictus" é uma referência ao poema homônimo do britânico William Ernest Henley, que Mandela costumava recitar na prisão. Leia-o aqui.

29 de out de 2009

29 de outubro: Asterix

Em 29 de outubro de 1959 Asterix deu as caras pela primeira vez em uma história em quadrinhos. Algumas décadas depois, lá nos anos 90, conheci o gaulês e seu amigo Obelix, que juntos lutam contra a dominação romana. O encontro foi bem longe das páginas de revista. Fui apresentada a Aterix por um jogo de Master System que por muito tempo me viciou. Lembro que cheguei até o final do sexto round, o que era muita coisa para um jogo (e um console) que não salvava os progressos. Alguém zerou?



A propósito, o site oficial do personagem tem jogos on-line e até desenhos para colorir!

28 de out de 2009

Diversidade

Diversidade cultural é o tema da oitava edição da Revista Observatório IC, do Instituto Itaú Cultural. Disponível na íntegra na internet, a publicação traz reportagens sobre a diversidade cultural em vários cantos do Brasil - como a comunidade árabe em Campo Grande (MS) e a comunidade LGBT de Camaçari (BA) -, resumos de estudos - como um sobre a proximidade entre o rap e o repente -, além de discussções sobre políticas públicas para a diversidade.

A edição ainda tem participação especial de Marcelo Yuka, que divulga poesia inédita, reproduzida abaixo:

DI-VERSOS

Marcelo Yuka

Diversos de linguagens, de culturas,
de imagens, de vírus, de micróbios,
ou de gens.

Maturar é não ver fronteiras,

respeitando as belezas
de quem nos tira do lugar. Habitando em mim mesmo,
só alma que não se curva,

pois é outra estrutura

eternamente procurando a sua.


Digamos que nosso medo seja corporativo,

Corportativado, ou apenas uma pedra atirada no lago.


Mesmo assim, nosso medo maior

É cair para dentro de nós.

De nós numa linha.

De nós num embolo.

De nós em nós.

De nós na imensa bola de meia

Que é o mundo.


Nossa aventura será sempre conhecer

a agricultura de que é formado o homem

Seus simulacros, e seus fatos

No ato de ceder ou não ceder.

Na água que sobra em nós para

A água que falta nos outros...

O mais difícil do certo é admitir

Quando não está certo.
E vice-verso.


Como a mão que faz o muro

pra que os pobres não ganhem a cidade,
e a mão que faz o muro

pra que a planta cresça com maior dignidade.

E vice-versa.


Da dificuldade à neuroplasticidade,
vivemos na verdade

a eterna grande modernidade,

das ciências de baixa tecnologia
que atravessam fronteiras todo dia.
Como um alô, um beijo, um como vai¿


Entre a revolta e a obediência,

Crescer com as diferenças e

Crescer pelas diferenças

Será sempre entender que o amor

É a nossa maior forma de inteligência.


Acesse a revista aqui.

27 de out de 2009

Conhece o Blu?


Blu é um artista visual italiano que sai pelo mundo pintando imagens surreais nos muros das cidades, como em Buenos Aires, na foto acima. Ele também faz desenhos e, quando quer tornar as coisas mais difíceis, cria instigantes curtas de animação como "Muto":


Conheça mais do universo de Blu: www.blublu.org.

26 de out de 2009

Senta que lá vem história...


O Museu da Pessoa, dedicado a registrar e valorizar a história de vida de brasileiros comuns, fica em São Paulo, mas quem está longe da capital paulista pode ter acesso ao acervo de histórias no portal da instituição. Os relatos estão distribuídos por blogs temáticos.

O blog História do Dia, como o próprio nome já diz, seleciona diariamente um novo relato. O Memória dos Brasileiros, por sua vez, compila os relatos colhidos durante viagens Brasil afora. Já o Histórias Invisíveis reune histórias vividas nas ruas e esquinas de São Paulo, devidamente situadas com a ajuda do Google Maps.

O portal também tem espaço para que qualquer um envie o seu relato e passe a integrar o acervo do Museu.

Vá lá e descubra ótimos "causos", como o da incrível Associação dos Detetives Secretos Metropolitanos, criada por um gaúcho nos anos 70.

www.museudapessoa.net

25 de out de 2009

Semana de 18/10/09 a 24/10/09 - Uma imagem


Rei morto, rei homenageado - Quatro meses depois da morte de Michael Jackson, fãs californianos do cantor reproduzem a coreografia de Thriller durante o Thrill the World, evento que desde 2006 realiza marchas de zumbis inspiradas no clipe de Michael. Foram registrados encontros em 29 países, como México, Argentina e França.

Semana de 18/10/09 a 24/10/09 - Uma manchete


Contra a tortura - R.E.M, Pearl Jam, Nine Inch Nails e outros artistas encaminharam ao governo dos Estados Unidos pedido formal de divulgação das músicas utilizadas para torturar presos de Guantánamo, em Cuba. Eles querem saber se suas canções foram usadas. De acordo com a Anistia Internacional, uma das práticas de tortura usadas na prisão é a execução de músicas em volume muito alto, o que provoca danos nos tímpanos por vários meses. A iniciativa é uma forma de apoiar as ações em favor do fechamento da prisão.

Semana de 18/10/09 a 24/10/09 - Uma frase



"Pensei que [a sunga] fosse presente e levei para o meu gabinete."


Presente de grego - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) esclarece porque ficou com a sunga vermelha que Sabrina Sato pediu para que ele vestisse por cima do terno. Durante a semana, a apresentadora se encontrou com o senador para pegar a sunga de volta. O episódio quase rendeu a Suplicy um processo por quebra de decoro parlamentar. A investigação só não seguiu adiante porque a direção do "Pânico" atendeu ao pedido do senador para não exibir no programa sua imagem vestido com a sunga.

23 de out de 2009

Transmissão comentada

O show que o U2 fará no próximo domingo (25) no estádio Rose Bowl (aquele mesmo do tetra), na Califórnia, será transmitido ao vivo pelo YouTube para 12 países, incluindo o Brasil. Ajustando o fuso-horário, o show começará aqui à 1h30 da madrugada de domingo para segunda.

Se a histeria deixar e se o YouTube aguentar o tranco e não cair, tuitarei minhas impressões do show durante a transmissão.

22 de out de 2009

O literal e o figurado

Aproveitando o tema expressões populares, indico o vídeo abaixo, em que Nelson comenta, no Programa do , imagens que reproduzem com exatidão o significado literal de algumas expressões e ditados.

Dicionário do Povo

Esqueça o Aurélio e o Houaiss (ok, só temporariamente). Dois livros com estrutura de dicionário lançados recentemente registram o que os brasileiros fizeram, na prática, com a língua da terra de Cabral.

"Conversando é que a gente se entende - Dicionário de expressões coloquiais brasileiras", de Nelson Cunha Mello, explica a origem de dez mil expressões usadas em todo o Brasil. "Ir para cucuia", por exemplo, é a corruptela de Cacuia, bairro na Ilha do Governador onde há um cemitério. Logo, ir para lá significa morrer, ou bater as botas, para incorporar o espírito do livro. "Dar calote" e "Casa da mãe Joana" também têm suas origens relatadas.

"O Pai dos Burros - Dicionário de lugares-comuns e frases feitas",
de Humberto Werneck, compila 4.500 chavões organizados em 2.000 verbetes. Ganharam o selo de clichê expressões como "Por N motivos" e "O futebol é uma caixinha de surpresas".

Boas fontes para se conhecer o nosso idioma, afinal, língua não é só o que está no dicionário, mas também o que está na boca do povo.

21 de out de 2009

Fazendo o internauta de bobo

Ontem o Flickr, popular site de fotos, ficou fora do ar por algumas horas por problemas operacionais. Ao explicar para os usuários o motivo da interrupção do serviço em seu blog, o site sugeriu aos internautas uma dancinha, "para extravasar a ansiedade". Mais precisamente, sugeriu que todo mundo imitasse os passos do Salt-N-Pepa, perdido em algum lugar dos anos 80.



Não é incrível como esses serviços adoram usar coisas engraçadinhas quando passam por um algum problema para engalobar a gente? Por exemplo, o Google Wave, novidade ainda ao alcance de poucos escolhidos, te manda relaxar.


O Twitter te presenteia com a fofíssima (ironina mode on) Fail Whale.

Qual será a próxima gracinha?

20 de out de 2009

Novidades do R.E.M

Na próxima terça-feira (27) chegam às lojas o DVD "This Is Not a Show" e o CD "Live at the Olympia, com o registro ao vivo de 39 canções do R.E.M, gravadas numa série de ensaios abertos em Dublin, na Irlanda, em 2007.

Porém, alguns sortudos dos Estados Unidos, da Áustria e do Brasil (sim!) poderão assistir ao registro em vídeo antes de todo mundo, em sessões especiais nos próximos dias. No Brasil, os felizardos são os paulistas e os gaúchos. Em São Paulo, "This Is Not a Show" será exibido amanhã (21) , no Studio SP. Em Porto Alegre, o documentário terá uma sessão na sexta (23), no Make Up, e no sábado (24), no Complexo Master.

19 de out de 2009

Lego Cute Band

Lego Rock Band, o game musical interativo com avatares de bonequinhos de Lego (o brinquedo mais legal do mundo), será lançado no próximo mês. Para aguçar e ao mesmo tempo matar um pouco da curiosidade dos jogadores, alguma coisa sobre o jogo já foi divulgada: a lista das 45 músicas e os avatares "estrelados" do jogo, que incluem Blur, David Bowie e Iggy Pop. Não é incrível como todos ficam umas fofurinhas travestidos de Lego, até mesmo o avô casca grossa do punk?





18 de out de 2009

Semana de 11/10/09 a 17/10/09 - Uma imagem


Perda - O arquiteto César Oiticica diante das obras queimadas do irmão, o artista plástico Hélio Oiticica. Um incêndio no apartamento de César atingiu o local da casa onde estavam guardadas cerca de duas mil obras do artista. O prejuízo estimado é de U$200 milhões.

Semana de 11/10/09 a 17/10/09 - Uma frase



"O Lázaro vai revolucionar"


Político - O autor Aguinaldo Silva prevê os efeitos do personagem de Lázaro Ramos na adaptação da trama de "Roque Santeiro", de Dias Gomes, para o cinema. Lázaro vai fazer o papel de Roque na versão cinematográfica da novela e, segundo Agnaldo, responsável pela adaptação, o longa vai fazer críticas à política atual do país. O filme deve estrear nas telas em 2010.

Semana de 11/10/09 a 17/10/09 - Uma manchete


Paz, amor e sustentabilidade - O Brasil deve sediar um revival do festival de Woodstock no ano que vem. De acordo com a Rolling Stone Brasil, o Grupo Totalcom, especializado em serviços de propaganda, marketing e eventos, teria fechado acordo com os idealizadores e detentores dos direitos do evento no início do mês, em Nova York. Se tudo ocorrer como o divulgado, o Woodstock tupiniquim vai ocorrer no fim do ano que vem, em São Paulo, com o tema sustentabilidade na música.

16 de out de 2009

Surrealismo urbano


Quando você for visitar a Filadélfia, nos Estados Unidos, vá sabendo: a cidade é a capital mundial do muralismo. São mais de 3 mil intervenções nos muros e construções da cidade, que podem ser visitados por meio de um passeio turístico.

Tudo começou em 1984, com uma ação para limpar as pixações da cidade e retirar jovens infratores do crime. Ao longo desses 25 anos, a iniciativa se consolidou, dando ao corpo ao Mural Arts Project, uma parceria público-privada que, além de continuar o trabalho de recuperação de jovens infratores por meio da arte, também gerencia a produção de murais com as comunidades e artistas locais e oferece aulas de arte para a população.

O objetivo é valorizar os espaços públicos e criar vínculos sociais e identitários entre os moradores de modo a superar a criminalidade que por muito tempo assombrou a cidade. No entanto, o resultado vai além: os murais criam imagens surreais, quebrando o visual cinzento e sem graça típico das grandes cidades.

A revista Time fez uma seleção dos murais nesta galeria. O site do Mural Arts Project também tem muitas amostras.

15 de out de 2009

¿Conoces a Los Sebosos Postizos?


Se você ainda não sabe, Los Sebosos Postizos é um dos vários projetos paralelos dos integrantes da Nação Zumbi. Formada há dez anos, a banda faz releituras de Jorge Ben e também dá espaço no set list para homenagens a Tim Maia e The Zombies.

Apesar de existir já há uma década, somente neste ano a banda entrou em estúdio para fazer o registro de seu trabalho. O primeiro disco dos Sebosos foi gravado em junho e está em fase de finalização, sendo mixado por Mário Caldato Júnior.

Para quem os Sebosos são uma grata novidade, fica a dica: a banda se apresenta amanhã em BH, às 21h, na Serraria Souza Pinto, dentro da programação cultural do Festival Lixo e Cidadania, junto com o 3namassa (outra empreitada com gente da Nação).

14 de out de 2009

Propagandas das antigas

O site Memória Viva, que há algum tempo faz um belo trabalho de digitalização da revista O Cruzeiro (primeira revista ilustrada do país, que circulou entre os anos 20 e 70), criou uma seção exclusiva para as propagandas que eram veiculadas na publicação. Organizados por décadas, os anúncios propiciam uma impagável e divertida viagem ao passado:


Anos 20


Anos 30
Anos 40

Anos 50

Anos 60
Mais em www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro.

13 de out de 2009

O dicionário do brega

Vista de longe, daqui do sudeste, a cena technobrega do Pará parece um microcosmo. Porém, desconfio que, observando-a de perto, in loco, ela deve se mostrar um universo em constante expansão. O tão falado technobrega, pelo jeito, é só uma fatia do que fazem por lá. O glossário abaixo, retirado do site Brega Pop - portal dedicado à música paraense - não me deixa mentir:

Brega
É um ritmo de músicas dançantes, bem ritmadas e de variado estilo balançado; o brega é a dança. O Brega é um ritmo paraense originário do calipso americano, identificado com a dança, também chamada de brega, mas de origem paraense. O Brega é uma dança paraense. É tocado e dançado com muita originalidade, colado corpo no corpo ou no vai e vem.

Brega Calipso
É uma versão regionalizada da música americana no estilo chacundum. É a liberação das guitarras com visível centralização do som do Caribe.

Brega Rasgado
É o brega das batidas mais fortes, introduzida pelos músicos paraenses.

Brega Pop
São os componentes do rock. É um ritmo de batidas mais suaves, identificado no brega romântico; o amor é explícito em todas as suas artimanhas.

Brega Dance
É baseado nas músicas dance dos anos 80, logo depois da discoteca, com os funks verdadeiros e com muito trabalho de contra-baixo.

Brega Sarro
É o brega feito com humor. É a curtição que cria os personagens da região.

Brega Melody
É o brega com a batida romântica, pra se dançar mais agarrado. É uma tendência do ritmo tratado num brega feito com arte, poesia e beleza.

Techno Brega
É uma musica feita exclusivamente com mixagens. Possui implementos do Techno europeu, com batida mais acelerada. Na verdade o Techno Brega é a modernização do Brega Calipso, sendo todo produzido e mixado por recursos eletrônicos. Sua batida é originária do eletroritmo sendo adicionadas guitarradas e muitos arranjos de teclado. Seu enredo varia de composições satíricas a músicas que falam do mais íntimo sentimento tocando no fundo dos corações. Esse novo ritmo tem como principal características as coreografias que são aceleradas, compostas de jogos de braço, muitos giros e agilidade.

Tecnno Reggae
É o Reggae, mas é programado, sequenciado, com contra-baixo de Reggae e bateria de Brega.

Brega Hard Core
É fundamentado em cima do Rock para praticantes de esportes radicais (skate, surf, etc). É uma mistura de “surf music”, com guitarra destorcida, mas com contra-baixo de brega.

12 de out de 2009

12 de outubro: Dia da Criança

Uma boa maneira de tornar o feriado de hoje um dia útil é assistindo ao filme "Na Idade da Inocência", do francês François Truffaut. Lançado em 1976, o longa mostra episódios do cotidiano de um grupo de crianças da cidade de Thiers, no interior da França. Com um misto de comédia e drama, Truffaut consegue captar as minúcias da infância - a curiosidade, a ingenuidade, a perspicácia, a travessura - de uma maneira tão natural, que é impossível não se transportar para os anos iniciais da nossa vida e não se reconhecer em alguns dos vários personagens.

PS: O trecho abaixo está com o áudio original, em francês, e com legendas em japonês (!!!), mas a "linguagem universal do amor" (com o perdão do clichê) que atravessa a sequência dispensa qualquer conhecimento em idiomas estrangeiros.

11 de out de 2009

Semana de 04/10/09 a 10/10/09 - Uma manchete


Será? - O copresidente da Island Records, Darcus Breese, afirmou esta semana que o próximo álbum de Amy Winehouse será lançado no ano que vem. Ele, que revelou já ter escutado algumas demos, afirmou que a cantora segue escrevendo e compondo. Em março, Amy apresentou uma primeira versão do disco para a gravadora, que o rejeitou por flertar exageradamente com o reggae. A cantora chegou a ser mandada pela própria Island para o Caribe para finalizar o disco, mas não concluiu o trabalho.

Semana de 04/10/09 a 10/10/09 - Uma imagem


Coelhinha - Marge Simpson estampa a capa da edição de novembro da Playboy americana. O ensaio de Marge terá três páginas e será acompanhado de uma "entrevista". A aparição da matriarca dos Simpsons na capa marca a primeira vez que um personagem de desenho animado ocupa o posto, bem como as comemorações dos 20 anos da série. A família Simpson também foi notícia esta semana na Inglaterra, onde o Departamento de Saúde vai utilizar o desenho para promover uma campanha que pretende estimular hábitos saudáveis nos britânicos.

Semana de 04/10/09 a 10/10/09 - Uma frase



"Esta é a morte do corte de cabelo emo"

O começo do fim? - Pete Wentz, baixista do Fall Out Boy, decreta o fim de um dos elementos identificadores do emo (a franja caída nos olhos), ao raspar a cabeça durante show de sua banda no último domingo (4), em Nova York. Se a atitude de Wentz foi meramente simbólica ou se terá algum efeito prático no universo emo, só o tempo irá responder.

9 de out de 2009

Billboard Brasil


Chega às bancas na próxima quarta-feira (14) a primeira edição da versão brasileira da Billboard, publicação norte-americana conhecida principalmente pela publicação das paradas de sucesso.

A versão nacional não vai ser diferente e vai trazer, a cada mês, as paradas do Brasil e dos EUA, além, é claro, de conteúdo editorial. O primeiro número terá textos sobre os bastidores da turnê de Roberto Carlos, os 30 anos do punk no Brasil e a fábrica de vinis no Rio.

A promessa é de que os leitores vão encontrar "de tudo" na revista, diz o publisher Antônio Camarotti nesta entrevista.

A Billboard Brasil já está no twitter.

8 de out de 2009

Arte na Casa Branca


Barack e Michelle Obama, presidente/primeira-dama mais pop do mundo, decoraram esta semana as paredes da Casa Branca com obras emprestadas por museus de Washington. São dezenas, segundo o jornal britânico The Guardian, e algumas delas foram reunidas pelo periódico nesta galeria. Uma das amostras é o modernérrimo quadro acima, "I think I'll...", de 1983, do norte-americano Edward Ruscha. Artistas entrevistados pelo jornal destacaram o estilo contemporâneo e a diversidade das obras escolhidas pelo casal Obama, que contemplam artistas conhecidos e outros nem tanto.

7 de out de 2009

Yes, nós temos pop!

Já notaram como a Jovem Guarda é muuuito pop?

Gente esperta como o artista plástico Nogueira Lima percebeu isso em 1966 ao fazer essa pintura de Roberto Carlos...


...e Arnaldo Antunes resgata essa percepção agora, no nome, no visual e na sonoridade de seu novo disco, "Iê Iê Iê" (ouça o disco completo aqui).

6 de out de 2009

Dieguito, amor e ódio

Seja por amor, seja por ódio (ou os dois juntos), muitos de nós brasileiros vamos nos sentir estimulados a assistir "Maradona", cinebiografia do próprio, dirigida pelo bósnio Emir Kusturica. O documentário foi exibido no ano passado em Cannes, no último domingo no Festival do Rio e deve chegar aos cinemas brasileiros em 20 de novembro.

5 de out de 2009

Roteiro FIQ


Começa amanhã (6) e vai até o próximo dia 12 o 6º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que este ano integra as comemorações do Ano da França no Brasil. Realizado em BH, no Parque Municipal e no Palácio das Artes, o FIQ tem programação diária extensa e diversificada, que vai das 9h às 20h. Em meio ao mar de oficinas, debates, lançamentos e sessões de autógrafo, este blog fez uma humilde seleção de alguns eventos. Confira:

Presenças
Maurício de Sousa autografa o livro MSP 50 na quarta, dia 7, no Parque Municipal.

O argentino Liniers faz sessão de autógrafos de Macanudo #2 na quarta, dia 7, às 15h, e quinta, dia 8, às 19h, no Stand da Livraria Leitura.

Adão Iturrusgarai participa na sexta, dia 9, às 19h, no Cine Humberto Mauro,
de sessão comentada e bate papo sobre a série global Aline, que leva para a TV sua personagem.

Pelo mundo
Mesa-redonda sobre quadrinhos alemães, na quarta, às 18h30, no Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes).

Bate-papo sobre quadrinhos na China, domingo, dia 11, às 18h, no Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes).

Revistas

Ao longo do Festival, vão ser lançadas cerca de 20 revistas, muitas delas independentes.

Gastronomia
Pegando carona no Ano da França no Brasil, o FIQ promove almoço com cardápio francês nos quatro restaurantes populares de BH (Central, Hospitais, Câmara e Venda Nova) nos dias 6, 7 e 8 de outubro. As refeições serão vendidas a R$1. Veja o menu para cada um dos dias aqui.

Exposições
Os Centro Culturais de BH vão abrigar exposições sobre os 70 anos de Batman, cartum e futebol, quadrinhos feitos por mulheres, dentre outras.

Cinema

Mostra de curtas brasileiros e franceses para crianças e adultos, no Cine Humberto Mauro. Programação infantil nos dias 6, 7, 8 e 9 às 9h30 e 14h30 e nos dias 10 e 11 às 11h e 14h30. Programação adulta nos dias 9 e 11 às 17h e no dia 10 às 17h, 19h e 20h.

França
Quadrinistas franceses participam de bate-papo. O ilustrador de livros infantis Olivier Tallec conversa com o público na segunda, dia 12, às 18h, no Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes).

O realizador de curtas-metragem Guy Delisle participa de mesa-redonda sobre cinema de animação na terça, dia 6, às 18h30, no no Teatro João Ceschiatti (Palácio das Artes).

Os quadrinistas Cizo e Frédéric Felder apresentam a exposição do projeto Supermaché Ferraile, que faz uma crítica ao consumismo através da paródia de um supermercado e dos produtos à venda. Eles visitaram BH em julho para conhecer os costumes locais e montar uma versão abrasileirada da exposição. No supermercado que estará em BH estará à venda, por exemplo, um kit Maria-Chuteira. O local da exposição ainda não foi divulgado.

Todas as atividades do FIQ têm entrada franca. Consulte aqui a programação completa.

4 de out de 2009

Semana de 27/09/09 a 03/10/09 - Uma machete


O substituto do CD? - Enquanto uma (boa) parte da indústria do entretenimento choraminga a queda nos lucros devido à obsolescência do CD, tem gente encontrando novos modelos de negócio. É o caso da trilha sonora do novo filme da série Crepúsculo, que vai ser vendida em um pen drive com 2 GB de capacidade e decorado com o brasão da família de um dos personagens. Taí uma boa ideia.

Semana de 27/09/09 a 03/10/09 - Uma frase



Será que não é o caso de rever conceitos em vez de silenciar críticas?


Opinião - Os blogueiros do Resenha em 6 questionam a atitude dos proprietários do Boteco São Bento, que ameaçaram processar o blog em razão de uma resenha que classificava o estabelecimento como o "pior bar do sistema solar". O post da resenha que criticava o bar foi retirado do ar.

Semana de 27/09/09 a 03/10/09 - Uma imagem


Corporativismo - No Festival de Cinema de Zurique, simpatizante de Polanski clama pela libertação do cineasta, preso ao chegar à Suíça a pedido dos EUA, onde é acusado de ter tido relações sexuais com uma menina de 13 anos em 1977. Durante a semana, cineastas como Woody Allen, Pedro Almodovar e o brasileiro Walter Salles assinaram uma petição em favor da libertação de Polanski. O diretor, que se declarou culpado, continua preso e poder ser deportado para os EUA.

2 de out de 2009

Caipirinha Appreciation Society


Caipirinha Appreciation Society (CAS) é um programa sobre música brasileira transmitido pela Open Air Radio da Universidade de Londres e divulgado na internet como podcast.

Produzido por dois jornalistas brasileiros, o CAS existe desde novembro de 2004 e é orientado por um objetivo bem claro: "Brazilian Music Beyond the Clichés" ("Música Brasileira Além dos Clichés"). A ideia dos jornalistas é divulgar música brasileira que não se encaixa no padrão propagado ao redor do mundo ( bossa nova, samba). O programa também dá destaque para artistas que aparecem pouco nos meios de comunicação. A proposta funciona, pelo menos pra mim: boa parte do playlist é de nomes que antes eu desconhecia. São duas horas (tempo de duração dos programas) de muitas descobertas.

Vá lá e se divirta: cas.podomatic.com



1 de out de 2009

Arte nova

O Instituto Inhotim abre hoje (1º) para visitação a mostra "Nove Novos Destinos", que inaugura as nove novas obras do acervo permanente do complexo museológico de Brumadinho, região metropolitana de BH.

Algumas delas:

Beam Drop Inhotim
(2008), do norte-americano Chris Burden. Escultura feita de 71 vigas jogadas aleatoriamente a 45 metros de altura dentro de uma vala preenchida por cimento fresco.



Esculturas (2000, 2002 e 2005), do brasileiro Edgard de Souza. Feitas em bronze, as esculturas foram baseadas no corpo do próprio artista.



Piscina (2009), do argentino Jorge Macchi. A obra é uma adaptação para o formato tridimensional de uma das aquarelas desenhadas pelo artista.



De Lama Lâmina (2004-2009), do norte-americano Matthew Barney. A estrutura metálica, colocada em meio a uma floresta, representa os conflitos entre Ogum, orixá do ferro, da guerra e da tecnologia, e Ossanha, orixá das florestas, das plantas e das forças da natureza.



Veja imagens e detalhes sobre as outras cinco obras aqui.

O Inhotim fica na rua B, em Brumadinho (a 60 km de BH). Informações: (31) 3227-0001 ou www.inhotim.org.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails