31 de jul de 2009

Cruzadinhas


Cruzadinhas.com.br é um site de palavras cruzadas temáticas. Tem cruzadinhas sobre Beatles, Friends, Chaves, Cavaleiros do Zodíaco e outras coisas legais que existem nesse mundo. Por enquanto, o repertório ainda é pequeno: são só 16 cruzadinhas - é suficiente, porém, para matar algum tempo. É bom dizer, inclusive, que a equipe do site aceita colaborações de qualquer internauta que queira enviar sua palavra cruzada, desde que seja temática.

Tomara que tenha vida longa e não pare no meio do caminho como outros projetos de jogos on line como o Flash Pops (para quem não conhece, vale o clique).

Agora vou tentar descobrir com quem Ringo contracenou em uma propaganda.

30 de jul de 2009

Blog do Ziraldo

O pai do Menino Maluquinho e do Joelho Juvenal agora tem um blog. Além de charges saídas do forno, cutucando as mais recentes mazelas (principalmente políticas) desse nosso Brasil, o blog também resgata a carreira de Ziraldo, tirando do baú charges, tirinhas e trabalhos jornalísticos das antigas.

Uma boa oportunidade de conhecer o trabalho de Ziraldo e, de brinde, ainda aprender mais um pouco sobre a história do Brasil sob um ponto de vista provocador.

Vá lá: ziraldo.blogtv.uol.com.br

29 de jul de 2009

29 de julho: Mussum

Em 29 de julho de 94 morria Mussum. A primeira coisa que nos vem à cabeça quando lembramos do humorista é sua participação nos Trapalhões.

Mas, é bom lembrar que, além de nos fazer rir, Mussum também nos fazia dançar. Antes de se juntar a Didi, Dedé e Zacarias, ele fez parte do grupo Os Originais do Samba.

Como já vi muitas (boas) lembranças da época de Mussum nos Trapalhões, coloco aqui no blog um vídeo para relembrar sua faceta musical. Som na caixazis!




PS: O dia 27 de julho, a partir de hoje, parece ter ganhado um novo nome: Mussum Day. A hashtag #mussumday foi criada por um usuário do twitter e rapidamente apropriada pelos demais usuários do site. O resultado: cerca de 7 mil mensagens com a referida hashtag foram enviadas pelos twitteiros, tornado Mussum um dos assuntos mais comentados do dia.

28 de jul de 2009

Desculpinha

Ao falar do Tron, no post abaixo, lembrei que o clipe de 12:51, dos Strokes, foi inspirado no filme. Uma desculpa, portanto, para resgatar o vídeo do já longínquo 2003 e recordá-lo aqui no blog.

Tron na era 2.0

A Disney divulgou imagens da sequência de Tron, filme de 1982 pioneiro no uso de recursos da computação gráfica.

Na continuação, batizada a princípio de Tron - Legacy, Sam Flynn, filho de Kevin Flynn, personagem da versão dos anos 80, vai ter o mesmo destino do pai: será tragado por um computador para dentro de um mundo virtual. Juntos, pai e filho lutarão contra os perigos do universo dos programas e jogos eletrônicos. A previsão é de que o filme chegue aos cinemas em 2011.

Abaixo, além das imagens de Tron mais moderno, trechos da produção de 82.



27 de jul de 2009

O cérebro vai à praia

Quem disse que os intelectuais só ficam trancafiados em uma biblioteca cheirando a mofo? Eles também se divertem e pegam uma praia, como mostra a revista francesa Les Inrockuptibles. A publicação fez um top 10 das melhores fotos de grandes pensadores ocidentais em férias.

Incrível ver Einstein de bermudão e sandálias.


Adorno de shortinho. Hilário.

Veja o top 10 completo aqui.

26 de jul de 2009

Semana de 19/07/09 a 25/07/09 - Uma frase



"Jean Charles de Menezes, nós nunca esqueceremos, nós nunca esqueceremos"

Lembrança - Morrissey faz, durante seu show, homenagem ao brasileiro morto pela polícia britânica na quarta-feira (22), dia em que o assassinato completou quatro anos. O cantor fez a declaração antes de cantar a música "Irish Blood, English Heart". Jean Charles já havia sido homenageado pela música pop em março, quando o Pet Shop Boys lançou a música "We're AllCriminals Now", que faz referência direta à ação da polícia contra o brasileiro.

Semana de 19/07/09 a 25/07/09 - Uma imagem


Acervo rock'n'roll - Espaço da Rock'n'Roll Public Library, em Londres, aberta na quarta-feira (22) pelo ex-guitarrista do The Clash, Mick Jones. A biblioteca reúne cerca de 10 mil objetos, entre discos, livros, filmes e cartazes do acervo pessoal do músico. A Biblioteca do Rock fica em Portobello Road, região onde o Clash foi fundado, em 1976. Mais um ponto turístico para Londres.

Semana de 19/07/09 a 25/07/09 - Uma manchete


Variantes de Nova York - Depois de dar uma folga para Nova York e gravar em Londres e Barcelona, Woody Allen pode usar o Rio de Janeiro como locação. A confirmação, feita na terça (21), veio da RioFilme, escritório ligado ao governo do Rio e responsável por atrair produções de fora para o estado. As negociações estariam em andamento e mais detalhes seriam revelados em breve.

25 de jul de 2009

Eu já sabia

Em maio fiz um post falando sobre a picaretagem por trás do retorno de bandas com atividades já encerradas. Basicamente, mostrei com exemplos práticos como esse retorno é puro fogo de palha: a banda causa um alvoroço com o anúncio de sua volta, faz uns showzinhos e, tão logo quanto possível, anuncia que vai parar, mais uma vez.

Hoje, lendo notícias, me deparo com esta manchete:

"Vocalista do Blur descarta retorno definitivo do grupo"


Sem contar que, semanas atrás , tinha lido isto aqui:

"New Kids on the Block cancelam turnê internacional de retorno"

Pois é...Eu já sabia.

Brit disco samba

Ontem fiz um post listando os clipes novos lançados esta semana. Sinto-me obrigada a dar continuidade a ele depois de descobrir, há alguns minutos, que o Friendly Fires também lançou clipe novo esta semana (mais precisamente, ontem), o da música "Kiss of Life".

Por que vale a inclusão deles na lista, mesmo que "atrasada"? Porque esses britânicos declaradamente fãs de samba, calypso e outros ritmos latinos são um exemplo de que como somar/incluir pode ser mais interessante que subtrair/excluir.

"Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."




A propósito, o Friendly Fires vem ao Brasil em agosto para dois shows, um no Rio (15) e outro em São Paulo (17).

24 de jul de 2009

3 clipes

Para os pops de plantão, este blog reúne num só post três clipes lançados esta semana:

- Coldplay, Strawberry Swing
- Mallu Magalhães, Vanguart
- U2, I'll Go Crazy if I don't Go Crazy Tonight

Curiosamente, os três usam técnicas de animação.





23 de jul de 2009

Little People

Little People é um projeto de arte de rua do fotógrafo britânico Slinkachu. Consiste basicamente em fotografias de miniaturas de pessoas (criadas e pintadas à mão pelo próprio artista) em diversos pontos de Londres, em situações ora típicas do cotidiano das cidades, ora surreais.

Normalmente Slinkachu faz séries de uma mesma imagem variando o zoom da lente para dar a dimensão dos "modelos" da foto. Em alguns casos, o efeito dessa variação mostra como há coisas nessas cidades loucas que são "invisíveis" ao nosso olhar.




As imagens estão reunidas no blog do fotógrafo e também no livro Little People in the City: The Street Art of Slinkachu.

22 de jul de 2009

Contra o afropessimismo


A fotografia acima é uma das várias fotografias que fizeram parte da última edição da Bienal de Fotografia de Bamako, em 2007. A mostra, que leva o nome da capital do Mali, reúne imagens captadas por fotógrafos de toda a África. O jornal espanhol El Pais aproveita que as obras circulam pela Espanha em uma exposição e exibe uma seleção de algumas delas nesta galeria.

As fotografias mostram o continente visto de dentro, nas palavras da curadoria:
É reveladora a contraposição entre o olhar da maioria dos fotógrafos ocidentais sobre a África e o olhar dos próprios africanos. Diferentemente do olhar daqueles, o olhar destes dá lugar a fotografias frequentemente carregadas de dramatismo, mas nunca de sensacionalismo; carregadas também de singularidade e individualidade, nunca de exotismo. São olhares surgidos desde dentro, frequentemente críticos, mas sempre a partir de uma experiência compartilhada.
As imagens da Bamako também já passaram aqui pelo Brasil, em 2003.

21 de jul de 2009

DengueMag


DengueMag é uma revista digital com um conceito bastante peculiar: todos os temas tratados ganham uma abordagem que busca evocar "o jeito tropical de ser". Do Kuduro de Angola à cena cultural da Jamaica, passando pelas praias cariocas, as reportagens retratam a vida e a cultura da gente abençoada por Deus que vive entre os trópicos deste planeta.

O nome da revista tenta resgatar os significados da palavra dengue anteriores à sua associação com aquele mosquito que anda por aí espalhando doença. Segundo a revista, "dengue foi antes de tudo usado como sinônimo de requebro, languidez ou denguice", adjetivos bem tropicais.

Como se não bastasse o belo conceito, a revista ainda conseguiu fazer uma união interessantíssima entre os formatos impresso e digital. Para ler os textos, é necessário "folhear" as páginas (há, inclusive, um ruído que imita o barulho do papel sendo manuseado a cada vez que se muda de página). Porém, além de textos, as páginas também têm vídeos (como uma entrevista com Ney Matogrosso e o making of de um ensaio fotográfico) e músicas (download de faixas da banda A Filial).

A revista também investe muito em moda brasileira e, dentre outros, traz um ensaio com biquínis da Blue Man, em homenagem a David Azulay, estilista da marca morto em fevereiro deste ano.

Para ler e espantar esse frio sem graça que anda por aí: www.denguemag.com

20 de jul de 2009

Beatle$

Os Beatles são os maiores da história do pop e ponto - não há o que discutir. Mas, vez ou outra, é bom dar uma reforçada nisso. E é o que vai acontecer na cabalística data de 09/09/2009. Neste dia, uma operação grandiosa vai inundar as lojas com uma enxurrada de novos produtos dos Fab Four, encabeçados pelo lançamento do game The Beatles: Rock Band.

Como nada neste mundo escapa das garras do capitalismo, nem a grandiosidade dos rapazes de Liverpool, toda essa farra vai custar caro. Muito caro. Veja na lista abaixo o preço de cada lançamento, já em pré-venda na internet:

The Beatles: Rock Band
A grande estrela da festa sai por U$56,99 se for comprado só o software do jogo. Os instrumentos avulsos custam U$99,99 cada. O pacote completo sai por U$249,99.

The Beatles Mono Box Set
A caixa com todos os álbuns remasterizados (exceto Yellow Submarine, Abbey Road e Let It Be, que foram gravados em estéreo) e guardados em capas que lembram mini LP's custa U$239,99.

The Beatles Stereo Box Set
A caixa com os 13 álbuns de estúdio, mais o Past Masters e um mini-documentário sobre a produção de cada um dos discos sai por U$207,99. Vendidos separadamente, cada álbum sai por U$12,99, exceto o White Album (U$17,99) e o Past Masters (U$18,99).

Box of Vision
Uma caixa especial para guardar os CD's remasterizados. Vem acompanhada de um livro de 200 páginas com informações sobre a arte das capas de cada um dos discos da banda e de um catálogo com as letras de todas as músicas e outras informações sobre a discografia da banda. U$80.

Trivial Pursuit The Beatles
Jogo de perguntas e respostas sobre a história da banda. U$34,95.

Total da conta
U$604,93 ou R$1.161,43 (na cotação de 17/07, com o dólar a R$1,92). A conta considerou a caixa dos CD's remasterizados em estéreo. Se a opção for pela outra, o valor cai U$32 ou R$61,44.

Curioso. Outro dia ouvi falarem por aí que o mundo está em crise...

19 de jul de 2009

Semana de 12/07/09 a 18/07/09 - Uma imagem


Uma década de bondade - Estátua de cera de Bob Esponja no Museu Madame Tussauds, em Nova York, é apresentada ao público na quarta-feira (15). Ao lado do calça quadrada, o dublador Tom Kenny. Primeiro personagem de animação a ter uma estátua no museu, Bob Esponja recebeu a homenagem devido ao seu aniversário de 10 anos, comemorado na sexta-feira (17). Vida longa ao Bob!

Semana de 12/07/09 a 18/07/09 - Uma manchete


Mediadora - A Orquestra Filarmônica de Nova York fará dois concertos na terra de Fidel, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a convite do Ministério da Cultura de Cuba. Além das apresentações, os músicos da Filarmônica também devem se reunir com a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba e desenvolver atividades com estudantes de música locais. Não é a primeira vez que a Filarmônica de Nova York se apresenta em países com relações tensas com os EUA. Os músicos também já se apresentaram na Coréia do Norte. Arte a serviço do bem-estar do mundo.

Semana de 12/07/09 a 18/07/09 - Uma frase



"Estão em jogo as liberdades em uma sociedade democrática. Estas sanções só poderiam acontecer no caso de um grande consenso social."


Liberdades virtuais - Gilberto Gil se manifesta contra a punição a internautas que compartilham arquivos na internet em entrevista ao jornal espanhol El País, no último domingo (12). O músico e ex-ministro, que faz shows na Espanha este mês, também falou do envelhecimento, de sua experiência na política e deu pitacos sobre a crise econômica mundial.

18 de jul de 2009

Ficou no papel

Mônica, Cebolinha e companhia praticamente têm vida própria. A turma criada por Maurício de Souza conquistou as páginas de revistas para de lá ocupar espaço no mercado com uma infinidade de produtos. Claro, também ganhaou um lugar no imaginário de muitos de nós. Mas, nos 50 anos de carreira, o desenhista teve projetos que não passaram de esboços que ficaram no papel. Veja, abaixo, alguns deles:

Beatles 4 Kids
A ideia era criar revistas, livros, brinquedos e desenhos animados que apresentassem os Beatles às crianças. Pelo veto de um dos representantes dos Fab Four (ou Paul, ou George, ou Ringo, ou Yoko - não se sabe quem foi) o projeto não se concretizou.



Dieguito
Maurício encontrou Maradona em uma concentração da seleção argentina. No papo que tiveram, o jogador confessou ao desenhista o desejo de virar um personagem de histórias em quadrinhos. Maurício criou Dieguito, mas o lançamento foi impossibilitado pelas mudanças de clube e de país constantes de Maradona.



Os Muppets

De um encontro entre Maurício e a equipe de Jim Henson, criador dos Muppets, surgiu a ideia de lançar histórias em quadrinhos de Gonzo, Caco e companhia no Brasil. Porém, a dificuldade de atender a toda a demanda dos estúdios Maurício de Souza Produções inviabilizou o projeto.

Veja mais detalhes destes personagens e de outros que não foram levados adiante aqui.

18 de julho: primeira tira de Maurício de Souza

Em 18 de julho de 1959, Maurício de Souza publicou na Folha de S. Paulo sua primeira tira, que trazia Franjinha e Bidu.

No mesmo dia, ele escreveu o seguinte:

Hoje saiu na Folha a primeira tira com o título "Bidu". Uma "tripa", de alto a baixo na página do jornal, com uma historinha onde o Franjinha espera um final de comício para tirar seu cãozinho de uma caixa que estava sendo usada pelo orador.

Li e reli, recortei, guardei a tira. Sinto-me como que nascendo para uma nova atividade.

E nasceu. Desde então, foram 200 personagens criados, 1 bilhão de revistas vendidas e obras publicadas em 126 países. Para celebrar as cinco décadas de trabalho que resultaram nesses números, estão previstos documentário, livro e exposição. Aos 50 anos de quadrinhos e 73 de idade, Maurício planeja mais: criar games, desenhos animados e novos personagens. Ele conta tudo com mais detalhes nesta reportagen do jornal O Globo.

PS - O pai da Mônica (na vida real e nos quadrinhos), com certa frequência, também conta muitas novidades diretamente aos seus fãs no perfil que tem no Twitter. Afinal, para durar 50 anos, é preciso uma boa dose de sintonia com o presente.

17 de jul de 2009

Revista Livro


Revista Livro é, obviamente, uma revista sobre livros. Em formato digital, a revista é voltada para o público jovem e dá dicas de leitura. As reportagens vão muito além do resumão básico, apresentando os livros com uma abordagem instigante, que contextualiza e dimensiona a importância das obras. Vale tanto para quem ainda não leu os livros indicados (se ainda não tinha motivos para ler, vai ter) quanto para quem já leu (complementa a leitura).

A revista tem ainda um filhotinho, um blog, que leva o mesmo nome da "mãe", onde é postado conteúdo relacionado à literatura.

O trabalho todo é resultado de um projeto experimental do curso de Comunicação Social da UFMG. Por causa disso, a continuidade da revista depende da obtenção de patrocínio - a equipe está correndo atrás. O blog, porém, segue em frente.

16 de jul de 2009

Para ficar de olho

Duas novidades que chegam aos cinemas do exterior, mas que merecem a torcida para que passem por aqui tão logo quanto possível:

1)Beyond Ipanema: Ondas brasileiras na música global
Documentário do jornalista Guto Barra e do produtor Béco Dranoff que relata os vários momentos de (re)descoberta da música brasileira mundo afora, de Carmen Miranda ao funk carioca. Caetano, Gil, Seu Jorge, David Byrne, M.I.A, Devendra Banhart e outros mais dão as caras no filme.

O longa estreia nesta sexta (17) na Premiere Brazil, mostra de cinema brasileiro que ocorre todos os anos no Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York.



Mais detalhes em beyondipanema.com.

2)Live Music
Produção típica desses tempos modernos, o curta de animação foi feito de forma colaborativa via internet. Animadores de todo o mundo criaram direto de seus computadores cenas para o filme e os internautas votaram nas melhores pelo Facebook.

A soma das contribuições de 51 pessoas resultou na história de amor entre Riff, uma guitarra, e Vanessa, um violino, que vivem juntos em uma loja de música. O guitarrista Steve Vai e a violinista Ann Marie Calhoun assinam a trilha sonora.

O curta deve ser exibido pela primeira vez em 20 de novembro, antes da estreia de Planet 51, nova animação da Sony.



Enquanto o filme não é finalizado, é possível acompanhar parte de sua produção neste link. Há vários vídeos de bastidores, como um em que Steve e Vanessa tocam juntos um dos temas do curta, "Somoke on the Water" do Deep Purple.

15 de jul de 2009

15 de julho: Dia do Homem

Acredite, assim como a mulher, o homem tem um dia para ser homenageado: hoje, 15 de julho. Os sites me contam que o Dia do Homem foi criado a partir de uma proposta do ex-presidente russo Mikhail Gorbachev.

Para celebrar a data, vamos ouvir e ver "Homem com H", na voz de Ney Matogrosso. Pela combinação entre letra e intérprete, a música coloca a masculinidade de pernas pro ar, o que, por sinal, é uma marca dos dias de hoje.

Claro, a indicação da música também não deixa de ser um pretexto para ver Ney em ação.

14 de jul de 2009

Uma por dia

Todo santo dia, a New Yorker, revista famosa (não só, mas também) pelos cartuns que publica desde o seu nascimento, em 1925, posta em seu site charges animadas. Curtas e grossas, elas tratam de atualidades e superficialidades com aquele humor espinhoso típico das charges, que fica muito mais interessante acompanhado de aúdio e movimento.

13 de jul de 2009

Elvis, rei de todos os rocks

Aproveitando ainda o Dia do Rock, fica a dica de um achado hilário relacionado à data: um cover de Elvis que só faz versões de outros artistas, desde que eles já tenham morrido. O nome da figura é James Brown (!!!) e o nome artístico é, humilde e despretenciosamente, The King. Sob este pseudônimo, ele lançou em 1999 o álbum The Gravelands, com versões para hits de Bob Marley, Jimi Hendrix e outros mais. Abaixo, algumas pérolas:

Come As You Are, do Nirvana, em homenagem a Kurt Cobain




Whole Lotta Rosie, do AC/DC, em homenagem a Bon Scott



Veja também as versões que The King fez para Whiskey in The Jar, do Thin Lizzy, e Love Will Tears Apart, do Joy Division.

13 de julho: Dia do Rock

No dia em que este fenômeno histórico chamado rock'n'roll é celebrado, este blog dá destaque para um vídeo que mostra que décadas (sim, décadas!) antes dos acordes de Little Richard e do rebolado de Elvis já tinha gente ajudando a gerar o que viria a ser conhecido, a partir dos anos 50, como rock. Os registros indicam que nos anos de 1910 e 1920 já se falava em rock. Ou seja, estamos diante de um senhor centenário. Portanto, respeito!

12 de jul de 2009

Semana de 05/07/09 a 11/07/09 - Uma frase



"Eu não bebo cerveja, é uma regra. Eu amo tequila"


El brujo borracho - Daniel Radcliffe, o para sempre Harry Potter, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, revela suas preferências etílicas. Na entrevista o ator ainda expressou o desejo de interpretar um travesti e comentou a atuação em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", sexto filme da saga de Potter.

Semana de 05/07/09 a 11/07/09 - Uma manchete


Contra-ataque - O designer Adam Harvey criou um dispositivo que pode se tornar a grande arma dos famosos contra os fotógrafos inconvenientes: um led que reflete o flash da máquina fotográfica, deixando na foto um clarão que inutiliza a imagem (veja o efeito provocado aqui). Por enquanto, o invento pode ser implantado em bolsas, mas o inventor estuda maneiras de colocá-lo também em gravatas ou colares.

Semana de 05/07/09 a 11/07/09 - Uma imagem


É arte - Garoto joga videogame na exposição GamePlay, em São Paulo. A mostra exibe 11 TV's de plasma nas quais é possível jogar os mais diversos games. A intenção é tratar os jogos eletrônicos como arte e chamar a atenção para o potencial interativo dos video games. Além das telas com jogos, há também instalações feitas por seis artistas, tendo como base os games.

10 de jul de 2009

No embalo do Rei

Para entrar no clima do show que Roberto Carlos faz amanhã no Maracanã, como parte das celebrações de seus 50 anos de carreira, o G1 fez uma lista das 15 canções essenciais da obra de RC. Reproduzo a lista aqui, só que com um bônus: clique no nome da música para ouví-la. Selecionei versões feitas por nomes de várias vertentes da música brasileira, o que dá uma dimensão da realeza de Roberto.

“Parei na contramão” (1963), na voz de Os Vips

“É proibido fumar” (1964), na voz de Samuel Rosa

“Quero que vá tudo pro inferno” (1965), na voz de Nara Leão

“Namoradinha de um amigo meu” (1966), na voz deJoão Penca e seus Miquinhos Amestrados

“Se você pensa” (1968), na voz de Gal Costa

“Não vou ficar” (1969), na voz de Tim Maia

“Todos estão surdos” (1971), na voz de Chico Science e Nação Zumbi

“Você não serve pra mim” (1967), na voz de Nasi

"Eu te amo, te amo, te amo" (1968), na voz de Marisa Monte

“Como dois e dois” (1971), na voz de Caetano Veloso

“As curvas da estrada de Santos” (1969), na voz de Elis Regina

“Sua estupidez” (1969), na voz de Paulo Miklos

“Detalhes” (1971), na voz de Erasmo Carlos

“As canções que você fez pra mim” (1968), na voz de Maria Bethânia

“Amigo” (1977), na voz de Leonardo

9 de jul de 2009

Questão de gosto?

Ótimo texto do sempre inteligente Pedro Alexandre Sanches na Revista Cult deste mês dá uma cutucada em todos nós ao tratar das razões que nos levam a gostar, ou não, de determinado artista ou música. Vale muito a pena ler o texto todo (disponível aqui) para entender o raciocínio dele, mas seleciono um trecho que sintetiza o argumento.
Apreciação estética está lá atrás em nossas listas de prioridades - não raro enchemos a boca para miar que não ouvimos e não gostamos deste ou daquele "cafona". Não, os regentes de nossos "gostos" e "sensibilidades" musicais são mesmo os nossos preconceitos - sobre cor da pele, status social, sexo, orientação sexual, escolaridade ou o que for. A estética, coitada, é o bode expiatório que paga todo o pato.
Para refletir, o que sempre faz bem.

8 de jul de 2009

Ronaldo ou Michael?



A Rolling Stone Brasil deste mês circula com duas capas: uma com Ronaldo e outra com Michael Jackson. Dentro da revista, um perfil do jogador de futebol e um especial de 21 páginas em homenagem ao rei do pop.

Leia trechos da reportagem sobre Ronaldo aqui e do especial sobre Michael Jackson aqui.

7 de jul de 2009

Só deu Capitu

Quem é o personagem mais famoso da literatura brasileira? A revista Bravo! fez esta pergunta a especialistas (críticos, escritores, professores de literatura) e internautas e a vencedora foi uma só, dos dois lados: Capitu.

A moça com olhos de ressaca retratada em Dom Casmurro por Machado de Assis foi citada três vezes. Em segundo lugar, com duas menções, ficou Riobaldo, sertanejo pensante de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Os respectivos pares dos dois primeiros, Bentinho e Diadorim, foram lembrados uma vez. Dona Flor (Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado), Gabriela (também Jorge Amado), Emília (Monteiro Lobato) e Macunaíma (livro homônimo, de Mário de Andrade) também receberam um voto cada.

A votação do público ficou assim, conforme apuração humildemente feita por este blog:


Na categoria "Outros" foram mencionados 15 personagens, todos com um voto cada. Foram os seguintes:

Bentinho (Dom Casmurro, de Machado de Assis)
Carolina (A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo)
Ceci (O Guarani, de José de Alencar)
Gabriela (Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado)
Iracema (Iracema, de José de Alencar)
Lívia (Mar Morto, de Jorge Amado)
Menino Maluquinho (O Menino Maluquinho, de Ziraldo)
Meninos de Capitães da Areia (Capitães da Areia, de Jorge Amado)
Miguilim (Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa)
Pai e filho (A terceira margem do rio, conto de Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa)
Peri (O Guarani, de José de Alencar)
Policarpo Quaresma (Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto)
Quincas Borba (Quincas Borba, de Machado de Assis)
Simão Bacamarte (O Alienista, de Machado de Assis)
Tereza (Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado)

As justificativas do público e dos especialistas para suas escolhas estão aqui.

PS1: Clique nos links para baixar as obras.
PS2: Fico em cima do muro e me divido entre Capitu e Riobaldo. Capitu é inspiração: mulher sedutora, decidida e de personalidade, que fez bem em ir para a Europa deixando para trás o frouxo do Bentinho. Riobaldo vai ser, para sempre, um dos responsáveis pela forma como enxergo este mundo. E vocês?

6 de jul de 2009

Olá, mundo real

E se os super-poderes dos super-heróis um dia acabasse? E se a ingenuidade e os finais felizes das princesas fossem pelo ralo? Do mesmo jeito que teve gente com imaginação suficiente para criar personagens e universos ficcionais, também teve gente que se ocupou em responder essas perguntas, trazendo essas mesmas figuras de volta para o mundo real, sujeitando-as a tudo o que nós, mortais, estamos sujeitos.

O ilustrador italiano Donald Soffritti lançou em seu país o Superheroes Decadence, livro que reúne caricaturas de super-heróis em situações nada agradáveis, porém, humanamente possíveis. Capitão América, por exemplo, acabou como alguns americanos comuns: um devorador de hamburgueres acima do peso. O jornal britânico Daily Telegraph montou uma galeria com outras 23 caricaturas do artista.


Em 2007 foi a vez do quadrinista Alan Moore mostrar que personagem da ficção também é gente. Na graphic novel Menimas Crescidas (Lost Girls, no original), ele imagina como seria a vida sexual de Alice (Alice no País das Maravilhas), Dorothy (O Mágico de Oz) e Wendy (Peter Pan) quando crescidas. Dorothy, por exemplo, descobre o prazer ao se masturbar em meio ao furacão que, na história original, a levou para o mundo de Oz.

Já a fotógrafa Dina Goldstein optou por dar um choque de realidade nas princesas "felizes para sempre" da Disney. Quem acompanha este blog talvez se lembre de uma foto dela que usei no post sobre a JPG: Branca de Neve terminou com um monte de filhos e um príncipe esparramado no sofá da sala. Cinderela, coitada, ficou pior: virou alcoólatra. Jasmine, Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida não foram poupadas também. Veja o que aconteceu com elas aqui.


Princesas e super-heróis, welcome to the jungle!

5 de jul de 2009

Semana de 28/06/09 a 04/07/09 - Uma imagem


É pop - Chico Buarque é cercado por fãs e seguranças em sua passagem pela Flip. No evento que celebra a literatura, o compositor que tem um pé na carreira de escritor foi o convidado mais assediado. A venda de ingressos para as mesas-redondas, feita no mês passado, já sinalizava o que estaria por vir: as 850 entradas para o bate-papo de Chico com Milton Hatoum esgotaram-se em menos de uma hora, recorde da Flip deste ano.

Semana de 28/06/09 a 04/07/09 - Uma frase



"Acredite, arrependa-se, Deus irá perdoar"

Em nome do Pai - Anúncio de reality show turco que vai mostrar sacerdotes - um islâmico, um judeu, um budista e um da Igreja Ortodoxa Grega - tentando converter a suas religiões dez ateus declarados. Ao longo do programa, os religiosos tentarão convencer os participantes das virtudes de suas crenças. Só ganha prêmio o participante que, ao final, se converter. A recompensa será uma viagem de peregrinação à terra sagrada da religião escolhida - Meca para os que se tornarem islâmicos, Tibete para os budistas e Jerusalém para os convertidos ao judaísmo e ao cristinanismo. Amém.

Semana de 28/06/09 a 04/07/09 - Uma manchete


Loucademia - Depois de decidir que, a partir do próximo ano, os indicados ao Oscar de melhor filme serão 10, e não mais 5, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nova regra que pode acabar com a estatueta de melhor canção. Todos os anos, mebros da academia escutam às canções pré-selecionadas e atribuem notas de 6 a 10. De acordo com a nova regra, se nenhuma música atingir nota mínima de 8.5 em determinado ano, não haverá prêmio para melhor canção. Ou seja, se a música não for "boa" o bastante para os sabichões, nada de Oscar. Mudam as regras, mas o esnobismo continua o mesmo.

4 de jul de 2009

Legal!

Tem coisas que, de tão toscas, chegam a ser legais. Esse é o caso do novo clipe do Franz Ferdinand, "Can't stop feeling". O vídeo brinca com a continuidade e descontinuidade dos planos, com cortes e montagem com jeitão bem anos 80 (reforçado pelas batidas da música). Um barato de se ver e ouvir.

3 de jul de 2009

Assista antes

O longa "O Guerreiro Genghis Khan" só será lançado nacionalmente na semana que vem, mas tem pré-estreia em BH de hoje (3) até a próxima quinta (9). O filme está em cartaz no Usiminas Belas Artes, com seção diária às 19h.

A produção reconstrói, obviamente, a biografia do imperador mongol que conquistou vastos territórios da Ásia no século XIII. O filme tem direção do russo Sergei Bodrov, co-produção de Cazaquistão, Mongólia, Rússia e Alemanha e foi um dos indicados ao Oscar 2008 de melhor filme estrangeiro.



O Guerreiro Genghis Khan
Usiminas Belas Artes
Seção às 19h (até 09/07)
Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes

2 de jul de 2009

Flip de longe

Um consolo para quem não pôde ir até Paraty acompanhar a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), que começou na quarta: o site oficial da feira transmite ao vivo todas as mesas redondas, que acontecem até domingo (5), último dia do evento. No site também é possível acompanhar a Flip através de blog e podcasts. A Flip também está no twitter.

+Flip
A Folha on Line fez um hotsite sobre a feira. Além das últimas notícias, a página disponibiliza trechos de livros dos autores participantes para leitura.

1 de jul de 2009

Começou

O U2 fez ontem (30) em Barcelona o show de estreia da 360º Tour, excursão do álbum No Line on the Horizon. 90 mil pessoas viram os quatro irlandeses se apresentar em um palco circular, coberto por uma estrutura cujo formato faz lembrar as garras de sabe-se lá que tipo de criatura - não por acaso, a criação foi batizada de the claw = a garra. Pelo visto, as turnês anteriores (Zoo TV, Pop Mart, Vertigo) não foram suficientes para a banda esgotar as possibilidades de parafernália criativa para a estrutura de palco.

A banda tem shows agendados até outubro, na Europa, nos EUA e no Canadá. Brasil, por enquanto, só no "modo de espera".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails