31 de mai de 2009

Semana de 24/05/2009 a 31/05/2009 - Uma imagem


Encalhou - Um quadro que representa Madonna e seu ex-marido Guy Ritchie, de autoria do artistas escocês Peter Howson, foi a leilão na Escócia no último sábado (30), mas não foi vendido, frustrando as estimativas de arrecadação que beiravam os U$25 mil. A McTear's, responsável pelo leilão que não aconteceu, espera que apareça um comprador para a pintura nas próximas semanas.

Semana de 24/05/2009 a 31/05/2009 - Uma frase



"Ganharam os melhores"


Não deu - Susan Boyle, a caloura-sensação dos últimos tempos da última semana, comenta, diplomaticamente, o resultado da final do Britain's Got Talent, realizada neste sábado (30). Favorita devido à fama que conquistou por meio da difusão de sua primeira apresentação no programa pela internet, ela ficou em segundo lugar, perdendo o título para o grupo de dança de rua Diversity. Apesar da derrota, ela já tem propostas de trabalho, desde a gravação de um CD até participação em espetáculos.

Semana de 24/05/2009 a 31/05/2009 - Uma manchete


Apelou, perdeu - O deputado Sérgio Moraes - aquele que diz não dar a mínima para a opinião pública - ficou nervosinho com as provocações de Danili Gentili, repórter do CQC, e, na sexta (29), pediu ao presidente da Câmara, Michel Temer, que limitasse o acesso dos humoristas do programa à Casa. O presidente disse, vagamente, que "tomaria providências".

Um dia antes (28), o CQC havia conseguido credencial permanente para entrar no Senado, depois de tentativas por parte da Casa de também impedir o acesso dos repórteres ao local. O presidente José Sarney não gostou de ser chamado de "dinossauro" pelo programa e pediu ao primeiro-secretário Heráclito Fortes que retirasse as credenciais do programa. A atitude virou notícia na Folha de S. Paulo e Marcelo Tas fez barulho em seu blog, o que fez Fortes recuar e liberar o trabalho do CQC.

Pelo visto, falta humor aos congressitas: apesar de fazerem a população de palhaça, não admitem ser alvo de piadas.

30 de mai de 2009

Sosaci


A Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) é uma organização criada em 2005 em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Com estatuto e manifesto, a Sosaci tem por objetivo promover a cultura popular por meio de projetos, obras e eventos. Porém, a menina dos olhos, ou melhor, o menino dos olhos da associação é mesmo o travesso Saci-Pererê.

Uma das ações da organização é o abaixo-assinado para instituir, por meio de lei, o dia 31 de outubro como Dia do Saci. Até o momento, a data já existe em sete cidades - Fortaleza (CE), São José do Rio Preto (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Vitória (ES) - e um estado - São Paulo.

Na internet, a Sosaci mantém site que é um verdadeiro inventário sobre o personagem. Há material multimídia, indicação de sites e bibliografia e até espaço para quem já tiver visto um Saci contar a experiência - a propósito, os relatos não são poucos. Através do site também é possível se filiar à associação.

Saiba mais em www.sosaci.org.

29 de mai de 2009

Leitura grátis

A Revista Cult disponiblizou gratuitamente em seu site todo o conteúdo publicado desde 1997 na seção Dossiê, especializada em textos que analisam e revisitam a obra e a biografia de figuras importantes do cinema, música, literatura, sociologia, dentre outros. Para ler, é só se cadastrar.

Mais leitura de graça
A Conrad Editora liberou o download gratuito de algumas obras do seu catálogo: "Máquina de Pinball", da gaúcha Clarah Averbuck, e "O Capital de Karl Marx - Extratos", de Paul Lafargue.

28 de mai de 2009

A picaretagem é pop


Já está virando clichê no mundo da música o retorno de bandas com atividades encerradas. Considerando só este ano, a lista da "volta dos que não foram" é longa e variada. Vejamos: começando lá atrás, na década de 60, temos os Kinks representado os tempos áureos do rock. Dos anos 80 volta o Roxette e suas baladas de FM. Faith no More, Blur e Sugar Ray formam o time dos anos 90. Da virada da década, voltam Blink 182, Limp Bizkit, Creed e Jenifer Love Hewit, cantora-atriz de verões passados. Até o Libertines, cria dos anos 2000 e que mal teve tempo de terminar - pelo menos comparando com as outras bandas citadas - diz também que vai voltar.

Mas se fosse só clichê ainda estava bom. O problema é que a prática já está tomando o caminho da picaretagem também. É feito o maior alarde em cima do retorno de um determinado grupo, ele faz uns showzinhos básicos, coloca um dinheirinho no bolso para garantir a aposentadoria e ponto final. Fogo de palha puro. Relembre alguns casos e veja se essas bandas não poderiam fazer parte do catálogo da gravadora fictícia da imagem acima (se elas gravassem discos, claro):

Spice Girls

Terminou em: 2001
Voltou em: 2007
Resultado: depois de pouco mais de dois meses em turnê, o grupo cancelou o restante dos shows alegando motivos familiares. Fãs da Argentina, China, Austrália e África do Sul - países onde as Spice Girls tinham shows previstos - ficaram chupando dedo.

The Police
Terminou em: 1985
Voltou em: 2007
Resultado: fez turnê mundial que durou pouco mais de um ano, entre 2007 e 2008 e nada mais. Os shows de 2007 garantiram à banda a turnê mais rentável naquele ano, com o faturamento de U$131,9 milhões, quase o dobro do segundo colocado, o cantor country Kenny Chesney.

Led Zeppelin
Terminou em: 1980
Voltou em: 2007
Resultado: fez apresentação única em dezembro de 2007. Em janeiro deste ano, o empresário de Jimmy Page disse à rádio BBC que a banda voltaria pra valer, com disco novo e tudo. Dois dias depois, desmentiu tudo.

Smashing Pumpkins
Terminou em: 2000
Voltou em: 2007
Resultado: fez shows e lançou um disco, Zeitgeist. No momento, procura um novo baterista e não tem datas de shows marcadas.

Saldo: de quatro bandas que retornaram, três "acabaram de novo" e uma está, digamos, mais ou menos na ativa. Maravilha! Se é possível aprender alguma coisa com o passado, temos uma lição.

Para terminar e refletir
Em 1996, quando essa história de voltar à ativa não era um fenômeno, os Sex Pistols fizeram uma turnê de reunião. Batizaram-na de "Filthy Lucre" - Lucro Imundo. Foram achincalhados, acusados de trair o movimento punk. Só esqueceram de dizer que eles foram sinceros.

27 de mai de 2009

Os Bonzinhos

Enquanto os canais de TV brasileiros tentam ensinar as famílias a adotarem hábitos politicamente corretos por meio de reality shows - no caso, "Mudança Geral" do global Fantástico e "EcoPrático" da TV Cultura -, a norte-americana ABC estréia hoje (27) série animada que retrata uma família que é tudo o que os participantes desses programas nacionais tentam ser.

"The Goode Family" mostra o cotidiano dos Goode, um clã que busca obssessivamente tomar a atitude mais responsável possível, seja do ponto de vista ambiental, político ou social. Gerald, o pai, usa uma bicicleta como meio de transporte. A mãe, Helen, faz compras com sacolas retornáveis. Eles tem dois filhos, Bliss, que às vezes questiona o ponto de vista dos pais, e Ubuntu, filho adotivo nascido na África do Sul e branco. Completa a família o cãozinho de estimação Che, que vive perseguindo os animais da vizinhança porque não é alimentado com carne.

A série tem criação e produção executiva de Mike Judge (o mesmo de Beavis and Butt-Head), John Altschuler e Dave Krinsky.

Abaixo, vídeo liberado pela própria ABC dá uma prévia de "The Goode Family". Na página da série tem mais.

26 de mai de 2009

História nos quadrinhos

Dica de leitura para quem gosta de quadrinhos, história, ou as duas coisas ao mesmo tempo: dois livros lançados este mês, aqui e lá fora, abordam questões históricas a partir da linguagem das HQ's.

Do lado tupiniquim, a novidade é "Os Brasileiros", de André Toral, antropólogo e historiador de formação, mas quadrinista desde a década de 80. Em sete histórias, o autor narra as relações conflituosas entre os índios brasileiros e os europeus durante a colonização do Brasil. Todo o enredo é construído sob a perspectiva indígena, colocando nossos nativos como protagonistas e agentes da História.

Da Espanha vem "11-M, La Novela Gráfica", dos roteiristas Pepe Gálvez e Antonio Guiral e dos ilustradores Joan Mundet e Francis González. A HQ trata do atentado terrorista praticado por radicais islâmicos no metrô de Madri em 11 de março de 2004 - "11-M" é o modo como a imprensa espanhola se refere ao ocorrido. O livro reconstrói toda a ação, desde o seu planejamento até a acusação formal dos envolvidos, em 2007. Apesar de terem se baseado em fontes documentais, os autores introduziram personagens fictícios na história: um jornalista, um policial e um familiar de uma das vítimas.

25 de mai de 2009

Brasil-il-il-il


Almanaque Brasil é uma revista focada na cultura popular brasileira. Com linguagem típica dos almanaques - textos curtos e divertidos e muita ilustração -, a revista reúne mensalmente curiosidades, costumes e fatos que dão forma à cultura nacional. Também publica reportagens, entrevistas e testes para verificar o nível de brasilidade dos leitores.

Os exemplares são distribuídos gratuitamente nos voos da TAM ou por meio de assinatura, mas também podem ser lidos integralmente na internet (oba!), com direito a todos os "bônus" que a rede propicia, como podcasts, vídeos e blog.

O Almanaque também está no twitter.

Mais
Para comemorar os recém-completados 10 anos de circulação da revista, vão ser lançados amanhã (26), em festa no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, três livros que compilam os destaques da publicação em sua primeira década: Almanaque Brasil - Todo dia é dia, Em se plantando tudo dá e Viva Brasil.

24 de mai de 2009

Semana de 17/05/2009 a 23/05/2009 - Uma imagem


Já chegou o disco voador - Disco voador de sete metros de diâmetro e 15 mil leds sobrevoa o céu do Rio de Janeiro na noite do último sábado (23). A obra, batizada de "Sem Título (U.F.O)", é de autoria do artista americano Peter Coffin. A intervenção urbana fez parte de uma jornada de 48 horas de atividades culturais na cidade maravilhosa.

Semana de 17/05/2009 a 23/05/2009 - Uma manchete


Popular sim, mas sem apelação - O Superpop, da Rede TV, colocou no palco na edição da última segunda (18) uma mulher seminua em uma banheira, contando detalhes de seu envolvimento sexual com homens famosos. Conseguiu 3 pontos no ibope e o consequente último lugar entre os canais abertos. O público preferiu a Tela Quente da Globo (27 pontos), as novelas da Record (11 pontos) e o CQC da Band (5 pontos).

Semana de 17/05/2009 a 23/05/2009 - Uma frase



"Adoraria fazer parte dos novos Beatles, mas é difícil fazer essa comparação"

Ainda bem que ele sabe - Joe Jonas, do trio de bons mocinhos Jonas Brothers, em entrevista à Folha de S. Paulo na segunda (18), responde a comentário da cantora Lady Gaga, que disse que os irmãos eram os novos Beatles. De parecido com os quatro fabulosos, os americanos têm a histeria provocada nas fãs (o grupo inclusive solicitou escolta do 2º Batalhão de Choque de SP para o show de hoje (24) na capital paulista). E só.

23 de mai de 2009

23 de Maio: Mickey diz "Hot Dog!"



Em 23 de maio de 1929 foi lançado "The Karnival Kid", primeira animação (das até então nove lançadas) na qual Mickey Mouse fala. O personagem-ícone da Disney diz "Hot Dog!". A dublagem foi feita pelo próprio Disney.

Apesar de 23 de maio de 1929 ser a data mais usualmente atribuída ao lançamento do desenho, há também registros de que a animação tenha chegado ao público no dia 31 de julho do mesmo ano. A confusão nas datas se deve possivelmente à tentativa dos estúdios Disney de se adequar à lei de direitos autorais dos Estados Unidos.

Em tempo
Na última terça (21) morreu Wayne Allwine, dublador de Mickey durante 32 anos. Ele tinha 62 anos e era casado com Russi Taylor, dubladora de Minnie.

Cinema a cinco reais

O Cineclube Unibanco Savassi realiza até o próximo dia 28 a 1ª Mostra Usina Digital, que reapresenta os filmes lançados no ano passado pela produtora de mesmo nome.

Em cartaz, "Fronteira", de Rafael Conde, "Andarilho", de Cao Guimaraes e "5 Frações de Uma Quse História", de Armando Mendz, Cristiano Abud, Cris Azzi, Guilherme Fiúza, Lucas Gontijo e Thales Bahia.

As sessões têm preço único de R$5. O Cineclubee Unibanco Savassi fica na rua Levindo Lopes, 358, na Savassi.

Veja a programção completa aqui e os trailers dos longas aqui.

22 de mai de 2009

Genealogia do Twitter

"Who follows whom" é mais uma ferramenta derivada da twittermania. Ela indica seguidos e seguidores em comum de no mínimo dois e no máximo cinco usuários. Basta indicar os nomes que as pessoas usam em seu perfil e ele faz a busca.

Um exemplo com dois perfis de peso de twitteiros do Brasil: Marcelo Tas, o mais seguido no país, e OCriador, nada mais nada menos que deus. Ambos seguem o jornalista Ricardo Noblat e o fake do ator Vitor Fasano. Ao mesmo tempo, são seguidos pelo fake do empresário-apresentador-cantor Roberto Justus e pela jornalista Rosana Hermann.

Para gastar tempo inutilmente na internet. E se divertir, claro.

21 de mai de 2009

Os choros de Villa-Lobos

Está em cartaz de hoje (21) a domingo (24) no Palácio das Artes "Os choros de Villa-Lobos", espetáculo que homenageia os 50 anos de morte do compositor brasileiro. No palco, a Cia. de Dança do Palácio, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas executam os Choros, série composta por Villa-Lobos nas décades de 1920 e 1930.

De quinta a sábado às 20h30 e domingo às 19h. Ingressos a R$15 (inteira) e R$7,50 (meia) para as Platéias I e II e R$10 (inteira) e R$5 (meia) para a Platéia superior. Mais informações no site do Palácio.

Abaixo, um dos choros da série, executado pela Sinfónica de la Juventud Venezolana Simón Bolivar, sob regência do também brasileiro Isaac Karabtchevsky.



Ouça mais de Villa-Lobos aqui e aqui.

20 de mai de 2009

Encurralada

Nos últimos meses, a indústria fonográfica e as "forças" que atuam a favor dela conseguiram uma série de vitórias significativas na batalha contra o seu inimigo número 1, o fã de música que compartilha música na rede. Relembrando:

16/03 - A comunidade do Orkut "Discografias" é fechada por pressões da APCM, a Associação Antipiratria de Cinema e Música
17/03 - A justiça Sueca condena os responsáveis pelo Pirate Bay a um ano de prisão.
13/05 - A França aprova lei que vai suspender o acesso à internet de quem fizer download ilegal

Enquanto isso - na verdade, num espaço de tempo muito menor - o "proletariado" dessa indústria, os músicos, dão continuidade a uma revolta cujo ápice foi o lançamento de In Rainbows, do Radiohead, em outubro de 2007 (a banda disponibilizou o disco para download na internet e deixou que os fãs definissem o preço a pagar pelo trabalho). Veja só as notícias com as quais me deparei nos últimos dias:

28/04 - The Gossip libera single na internet
01/05 - Dinossaur Jr. música na internet
01/05 - Coldplay distribuirá disco gratuito na internet e em concertos de 2009
07/05 - Green Day disponibiliza faixas do novo álbum na internet
09/05 - Novo disco do Móveis Coloniais de Acaju tem download gratuito
17/05 - Paul Banks, do Interpol, faixa na internet
18/05 - Modest Mouse libera duas faixas novas na rede

Conclusão: além de comprar briga com quem mais deveria agradar (o fã), a indústria ainda é desafiada pela atitude de artistas que entendem a nova forma de acesso à música. Em outras palavras, ela anda mal das pernas na relação com os empregados e com os clientes. Não há negócio que sobreviva desse jeito. Mesmo assim, ela ainda insiste em remar contra a maré. Quero ver até quando.

PS 1 - O Orkut já registra três comunidades com o nome "Discografias - O Retorno" que somam quase 250 mil usuários.

PS 2 - O Partido Pirata sueco, que defende a legalização da troca de arquivos pela internet, dobrou de tamanho depois da decisão judicial contra os donos do Pirate Bay e tem chances de conseguir uma cadeira no Parlamento Europeu.

PS 3 - A oposição francesa entrou com recurso no Conselho Constitucional contra a lei que pune internautas por baixarem arquivos alegando inconstitucionalidade.

PS 4 - Para quem gosta da polêmica que envolve o assunto, vale a pena acompanhar a série de entrevistas que o repórter e sub-editor da Carta Capital, Pedro Alexandre Sanches, publicou em seu blog com gente que defende cada um dos vários pontos da questão.

Nota: Pedro Alexandre anunciou em seu blog na última sexta (22) que não faz mais parte da equipe da Carta Capital desde quarta-feira (20). Uma pena. Seus textos vão fazer falta à revista. Que ele não demore a dar as caras no jornalismo.

19 de mai de 2009

De graça

Jota Quest, Fernanda Takai e Maurício Tizumba & Tambor Mineiro fazem apresentação gratuita no próximo domingo (24) na Praça da Estação, em BH, a partir das 17h.

O show, batizado de "Credicard Ao Vivo", é uma realização da empresa de cartões de crédito e teve estréia em Porto Alegre, em março. A previsão é de que outras cidades brasileiras recebam o projeto até o fim do ano.

18 de mai de 2009

18 de maio: Ian Curtis

Em 18 de maio de 1980, o rock acumulava mais uma tragédia para a sua história. Ian Curtis, vocalista dos ingleses do Joy Division, se enforcou em sua própria casa, meses antes de completar 24 anos. Ian não deixou nada que explicasse o motivo do suicídio, mas especula-se que ele tenha sido motivado por uma depressão, desencadeada pelo uso de drogas, epilepsia e o rompimento com sua esposa. Um paradoxo, para quem integrava uma banda que trazia "alegria" no nome. Diga-se de passgem, o paradoxo serve para o próprio grupo, cuja sonoridade era introspectiva e sombria. No vídeo abaixo, uma amostra disso, já na primeira apresentação da banda na TV, em 1978, com "Shadowplay".


17 de mai de 2009

Curiosidades brasilis

Que o Brasil é cheio de costumes e detalhes pitorescos - muito em razão da extensão do país e da diversidade que isso provoca - todo mundo sabe. A questão é saber extamente em que consistem essas originalidades. Daí, só mesmo viajando por aí para se deparar com elas in loco. Nas minhas andanças pelo país nas últimas três semanas presenciei algumas delas e, dando uma de Maurício Kubrusly em "Me leva, Brasil", decidi compartilhá-las aqui - até mesmo como uma forma de compensar o tempo que me ausentei do blog, por causa justamente dessa viagem. Siga o mapa e me acompanhe.

Começando por Dom Pedrito, a 60 km da fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul. Por lá, os valores em dinheiro são ditos de uma forma diferente. R$20,35, por exemplo, não é "vinte e trinta e cinco", mas sim "vinte com trinta e cinco". Já quando você pergunta para alguém que dia é hoje, ninguém responde "hoje é 17", mas sim "estamos em 17".

Já em Mineiros, Goiás, as moças não vão ao salão para fazer chapinha nem para pranchar o cabelo. Por lá, elas vão "chapear" as madeixas. Em Naviraí, Mato Grosso do Sul - onde a novela das oito da Globo, de fato, vai ao ar às 20h por conta do fuso horário -, lixeiro não é a pessoa que faz a coleta de lixo nas ruas e sim o lugar onde deve-se jogar o lixo. Esta foto da lixeira, ops, do lixeiro do hotel comprova a troca de gênero.

Também nessas duas últimas cidades, assim como em Jacareizinho, no Paraná, uma característica bastante evidente são os moto-táxis que ajudam as pessoas a se locomoverem nessas cidades que são pequenas, mas nem tanto (todas as três têm quase 50 mil habitantes).

Na verdade, o que me chamou a atenção nem foi isso (já tinha visto o serviço em Diamantina, com suas ladeiras quase verticais). O curioso é o modo como as empresas de moto-táxi divulgam seus números de telefone, já que é através deles que as pessoas pedem o serviço. Elas pintam o número nas calçadas, em torno dos orelhões. Precisou de um moto-táxi? Vá até o orelhão, olhe para o chão e disque o número de sua preferência. Forma de divulgação mais prática e direta, impossível. E de incoveniente (o que a publicidade às vezes é) não tem nada. Se não estiver precisando dela, é só passar por cima. Este exemplo aí da foto é de Jacarezinho. Cada quadradinho colorido é de uma empresa diferente.


Bem que poderia ser uma alternativa de transporte nas metrópoles, caso motoqueiros e motoristas conseguissem superar o estado de natureza hobbesiano no qual vivem. Mas isso é o que menos importa. O que interessa é que é sempre bom (re)descobrir o Brasil.

Semana de 10/05/2009 a 16/05/2009 - Uma imagem


Coincidência - A animação "Up - Altas Aventuras" foi o primeiro filme do gênero a abrir o Festival de Cannes, na última quarta (13). Mas isso é o de menos, pelo menos para os brasileiros. O filme, que conta a história de um senhor que decide conhecer a América do Sul suspenso por balões, remete ao caso do padre Adeli de Carli, que levantou voo preso por mil balões para divulgar obras sociais, desapareceu e só teve o corpo encontrado quase três meses depois do início da viagem. O produtor do filme garantiu que o episódio não teve influência sobre o longa, mas revelou lamentar pelo ocorrido.

Semana de 10/05/2009 a 16/05/2009 - Uma frase




"Por favor, não joguem nada na minha cara"

Toma distraído! - Liam Gallagher, vocalista do Oasis, clama ao público durante show em Curtiba (10) para que não se torne alvo de malcriações, apesar de as mesmas serem típicas de seu comportamento. Na noite anterior, em apresentação na capital paulista, ele foi atingido no rosto por um objeto lançado da platéia. Dias depois da turnê no Brasil, no melhor estilo "morde e assopra" e mantendo a tradição do clã rabujento, o guitarrista e irmão de Liam, Noel, reclamou e ao mesmo tempo elogiou os shows no país em seu blog.

Semana de 10/05/2009 a 16/05/2009 - Uma manchete


Arte em apuros - No domingo (10) uma quadrilha roubou quatro quadros de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Orlando Teruz de uma casa na região dos Jardins, em São Paulo. Três dias depois, as obras foram deixadas próximas à sede da TV Record na capital paulista e recuperadas pela polícia. Mas o ataque a obras de arte não parou por aí. Na terça (12), seis quadros dos séculos 17 e 19 foram roubados de um museu na Holanda. Na semana passada, outras duas pinturas foram levadas de um outro museu holandês, sendo uma delas de Dalí.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails